Coimbra: 5 visitas guiadas para fazer em outubro

O Cemitério da Conchada tem elementos esculpidos por grandes mestres. Fotografia: Fernando Fontes/DR
No mês que se avizinha, a Câmara de Coimbra promove uma série de visitas guiadas a monumentos e outros lugares que permitem saber mais sobre a história e a cultura locais. Os temas são diversos: da presença da Inquisição na cidade às artes, passando pela arquitetura tumular.

As iniciativas, com início às 15h, exigem marcação prévia e pelo menos dez participantes. As inscrições podem ser feitas, junto da autarquia, presencialmente ou por telefone (Casa Municipal da Cultura: 239702630; Casa Aninhas: 239857500).

1. A Inquisição em Coimbra

A visita desenrola-se em espaços exteriores onde a Inquisição exerceu a sua atividade. Este património menos conhecido é pretexto para saber como é que aquele Tribunal da Fé marcou a história e a vida da cidade. É já nesta quarta-feira, 2 de outubro, às 15h, tendo como ponto de encontro o Pátio da Inquisição.

2. Arquitetura Tumular no Cemitério da Conchada

Este cemitério, instalado na antiga Quinta do Pio e inaugurado em 1860, merece visita pelo trabalho artístico em pedra e ferro forjado, além de oferecer uma panorâmica sobre o rio Mondego e a zona de Santa Clara, graças à sua localização, lá no alto. A arte tumular é o tema da visita, que parte da entrada principal, às 15h, no dia 9 de outubro.

3. Coimbra Muralhada

O palco da visita, que foca aspetos ligados à defesa de Coimbra aquando da Reconquista Cristã, é o espaço da antiga fortificação da cidade, que já esteve rodeada por muralhas, tinha um castelo no cimo da colina, torres de vigia e portas de acesso – a principal era a de Almedina. Acontece no dia 11 de outubro, às 15h, com ponto de encontro no Largo D. Dinis.

4. Beneditinos em Coimbra

Esta visita incide sobre o património – natural e construído – deixado pelos beneditinos, ordem religiosa que chegou a Coimbra na primeira metade do século XVI e, durante quase 300 anos, ocupou uma área de relevo a sudeste da cidade. Para conhecer no dia 16 de outubro, às 15h. O local do encontro é, uma vez mais, o Largo D. Dinis.

5. A Arte em Coimbra – Do Revivalismo ao Modernismo

O património edificado conduz esta viagem, que associa as correntes artísticas de finais do século XIX e inícios do século XX ao desenvolvimento da cidade. Revivalismo e neoclassicismo são conceitos a abordar durante a visita, agendada para 25 de outubro, às 15h, partindo do Posto Municipal de Turismo da Praça da República.

Leia também:

Coimbra: uma casa de família com vida nova
Bicicletas de sonho e peças com tradição em Coimbra
Exploratório de Coimbra: conhecer o corpo humano (e dos bichos)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend