Ideias para o outono a Norte

Comboio Histórico do Douro. (Fotografia de Rui Manuel Ferreira/Global Imagens)
O tempo mais fresco já chegou e há muito para fazer neste outono. Ficam a seguir algumas sugestões.

Fazer um vinho

(Fotografia de André Rolo/Global Imagens)

No Monverde Wine Experience Hotel, propriedade da Quinta da Lixa, em Amarante, um dos programas de enoturismo disponíveis é a atividade “Enólogo por um dia”, que desafia os participantes a criarem o seu próprio vinho. O programa começa com uma contextualização da região dos Vinhos Verdes e da forma como se produz vinhos brancos, enquanto se provam os cinco vinhos monovarietais que vão ser usados para criar o novo lote. Depois de escolhidos os vinhos e as proporções em que serão usados, o participante faz uso da proveta para criar o seu vinho, e depois de provar e aprovar o blend, passa então à fase de engarrafamento e colocação da rolha de cortiça. A última etapa é a personalizar o rótulo, antes de levar a garrafa para casa.

Outras quintas:
A Quinta da Côrte e a Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo, no Douro, e a Herdade do Rocim, no Alentejo, também têm programas semelhantes.

Monverde Wine Experience Hotel
Quinta de Sanguinhedo, Telões, Amarante
Tel.: 255143100
Web: monverde.pt
Enólogo por um dia: 30 euros (duração de 1h30)

(Fotografia de Rui Manuel Ferreira/Global Imagens)

Subir o Douro de comboio e dormir no Pinhão
Acompanhar as sinuosidades do rio e ver a paisagem transformar-se da janela, é uma das formas mais prazenteiras de viajar até ao Douro vinhateiro, que já se vai pintando de cores outonais. A CP tem comboios diários a circular na linha do Douro, que saem do Porto com destino a Pocinho. Mas até 10 de outubro a experiência torna-se ainda mais especial, numa das carruagens de madeira do século XX, puxadas pela locomotiva a vapor do Comboio Histórico do Douro. A composição está de volta aos carris, com partida na estação do Peso da Régua e paragem na vila do Pinhão. O destino final é a estação do Tua. Quem quiser ficar pelo Pinhão, e regressar ao Porto no dia seguinte, encontra a cinco minutos da bonita estação forrada a azulejos o Vintage House Hotel. O hotel, debruçado sobre o rio, junta à vista de postal, interiores elegantes e confortáveis, e um restaurante onde se celebra os sabores durienses.

Visitar uma quinta vinhateira:
Uma caminhada de quatro minutos separa o Vintage House da Quinta do Bomfim. Nas visitas guiadas ao museu e à adega centenária fica-se a conhecer a história da região do Douro e da produção de vinhos pela família Symington. Sugere-se ainda fazer uma prova na esplanada, com vista para as vinhas do outro lado do rio.

Comboio Histórico do Douro
Embarque na estação do Peso da Régua
Web: cp.pt
Bilhete: 42,50 euros (adulto/ida e volta)
Bilhete combinado Comboios Urbanos do Porto (até à Régua): 2 euros (ida e volta)

Vintage House Hotel
Rua Manuel António Saraiva, 4, Pinhão
Tel.: 254730230
Web: vintagehousehotel.com
Quarto duplo a partir de 135 euros (com pequeno-almoço)

Quinta do Bomfim
Tel.: 254730730
Web: symington.com
Visita com prova: a partir de 15 euros (reserva obrigatória)

(Fotografia de André Rolo / Global Imagens)

Aprender a preparar uma taça de chá perfeita
Em 2014, Nina Gruntkowski e Dirk Niepoort faziam nascer em Fornelo, Vila do Conde, a primeira plantação de chá de Portugal continental. São 12 mil pés de Camellia sinensis, em produção biológica, de portas abertas a quem quiser conhecer melhor o mundo do chá. O casal organiza regularmente visitas guiadas à plantação do Chá Camélia e degustações (também disponíveis noutros dias por marcação), a que se juntam por vezes workshops. O próximo acontece dia 24 de outubro (sábado), entre as 15h e as 18h, e vai ensinar os participantes a preparar “uma taça de chá perfeita” – mostrando a importância da temperatura e da qualidade da água, por exemplo -, para depois saborear no terraço abrigado. Durante o mês de outubro, o Chá Camélia está também a receber voluntários todas as sextas-feiras de manhã para participar na colheita das flores. Os ajudantes têm direito a uma surpresa no final. AC

 

Chá Camélia
R. das Escolas Novas, 605, Fornelo, Vila do Conde
Tel.: 932496603
Web: facebook.com/ChaCameliaTeas
Inscrições: [email protected]
Workshop (com visita à plantação e prova): 25 euros por pessoa (máx. 12)

(Fotografia de Gonçalo Delgado/Global Imagens)

Experimentar e aprender parapente
A experiência de voar livremente e em segurança estimula a mente e os sentidos dos mais aventureiros. Um pouco por todo o país, vários clubes e escolas ensinam a prática do parapente e promovem experiências como batismos de voo. A aldeia histórica de Linhares da Beira, por exemplo, tem sido nos últimos anos um centro privilegiado para a prática da modalidade. Mas não só. Nos Açores está a realizar-se agora (até dia 4) um festival de parapente É assim possível ter esta experiência de norte a sul e nas ilhas. LM

Clube Vertical – Serra da Estrela; web: clubevertical.org; tel.: 966387251
Parapente de Basto – Mondim de Basto: web: parapentedebasto.com; Tel.: 916780284
Melgaço Radical – Melgaço: web: mr.melgacoradical.com 967006347
Wind Club – Lisboa, Porto, Centro, Nordeste, Algarve e Madeira: web: wind-cam.pt; tel.: 936263540
Clube Asas de São Miguel – Açores: web: facebook.com/asassaomiguel; Tel.: 919230061




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend