Guimarães: Consumo sustentável, artesanato e livros no centro histórico

Nesta loja colaborativa em Guimarães juntam-se três projetos de manualidades ligados ao artesanato. (Fotografia: Miguel Pereira/GI)
Três projetos de manualidades convivem num espaço colaborativo, onde há lugar para o artesanato português, cerâmica personalizada, literatura e produtos de consumo sustentável. Nas traseiras, abre-se ainda um pátio, indicado para disfrutar de um livro ou saborear um petisco.

A obra de Raul Brandão inspirou o nome de um dos mais recentes projetos a ocupar o número 59 da rua de Santa Maria, no centro histórico da cidade. Chama-se Pedra Flor e assume-se como uma loja eco colaborativa, que tem como palavra de ordem a sustentabilidade. Assim sendo, só há lugar para marcas e projetos que respeitem o ambiente, na sua maioria de produção nacional. “Procuro ter soluções para um consumo mais consciente”, admite Hélder Magalhães, o fundador da loja.

Há por isso saboneteiras, escovas de dentes e cotonetes de bambu, champô e desodorizante sólido, sabonetes naturais e até produtos a granel, como frutos secos, quinoa portuguesa, e ainda infusões e mel biológico. A que se juntam também peças de artesanato, como os sacos e mochilas em algodão da Bonjardim (e outras peças da marca, que exibem os bonitos padrões dos azulejos portugueses), faiança pintada à mão da Oficina da Formiga ou os belíssimos trabalhos em macramé da ONOUA.

 

De início, a intenção de Hélder era ter um espaço multifuncional onde pudesse conjugar o seu interesse pela literatura e pela cozinha, paixões que descobriu depois de deixar a carreira na banca. Mas a consciência ecológica depressa se juntou à equação. “Desde há três anos que tenho refletido mais nesta questão dos recursos do mundo se estarem a esgotar. Mas acredito que podemos encontrar alternativas. Temos essa responsabilidade”, diz.

Ainda assim, continua presente o seu gosto pelos livros (a começar pelo nome que deu à loja): ali encontra-se a Colecção Literatura Portátil, da Editora Alma Azul e até um recanto destinado ao bookcrossing. Hélder criou ainda uma pequena zona de cafetaria, com bolos, panquecas, húmus e pão naan, hambúrgueres vegetarianos, infusões e limonada fresca, que se podem saborear no agradável pátio nas traseiras da loja.

 

Mas para chegar à Pedra Flor é preciso passar por dois outros projetos de manualidades, que vale a pena conhecer. À entrada, encontra-se instalada a Com Mimos, marca que Ermelinda Oliveira criou em 2015. Desde sempre ligada à moda, começou a dedicar-se ao croché, personalizando cestas de junco, e outras peças criativas, aproveitando tecidos e materiais já sem utilidade. Também se encontram ali trabalhos de outros artesãos portugueses, e ainda uma seleção de mercearia gourmet.

 

Mais à frente está o ateliê de Paula Frederico, também uma adição recente à casa, com as suas peças de cerâmica personalizadas com pinturas contemporâneas, em que predominam as referências à natureza e ao fogo. Paula está a frequentar um curso de cerâmica n’A Oficina (Centro de Artes e Mesteres Tradicionais de Guimarães) para que num futuro próximo possa criar as peças de início ao fim. O respeito pela natureza e pela tradição, a cultura e a criatividade são os fios que unem estes três projetos sob o mesmo teto.

Workshops
Na Pedra flor já aconteceram workshops de champô sólido, macramé, origami. E as próximas oficinas, para já em formato individual, são de encadernação artesanal (a que o prórpio Hélder se dedica) e cianotipia (uma técnica de impressão).

Pedra Flor
Rua de Santa Maria, 59
Tel.: 966046572
Web: facebook.com/pedraflor.pt
Das 12h às 18h. Encerra ao domingo.

Commimos
Rua de Santa Maria, 59
Tel.: 914902432
Das 10h às 19h. Encerra ao domingo (exceto no verão).

Paula Frederico Atelier
Rua de Santa Maria, 59
Tel.: 913864454
Das 10h às 19h. Encerra ao domingo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend