Estão de volta as visitas guiadas (e gratuitas) ao castelo e centro histórico de Palmela

Os miradouros de Palmela vão receber concertos de jazz este fim de semana. (Fotografia: Município de Palmela).
As visitas guiadas ao centro histórico e ao Castelo de Palmela vão ser retomadas no próximo dia 10 de abril, anunciou o município em comunicado.

Em Palmela, o colorido das árvores já anuncia a primavera, e com a nova estação regressam também as visitas guiadas ao castelo medieval e ao centro histórico da vila. O programa cultural, de acesso gratuito mediante inscrição prévia, prevê ser retomado a partir do dia 10 de abril, com as visitas a acontecer nas manhãs de sábado, como habitualmente.

As visitas aos pontos de interesse serão guiadas pelo historiador António Lameira, voluntário do Museu Municipal de Palmela, e no entender da autarquia “constituem uma oportunidade única de (re)descoberta do património local, recantos e paisagens observadas a partir dos miradouros da vila”.

(Fotografia de Leonardo Negrão/GI)

Do topo do castelo ao Chafariz D. Maria I há muito que ver, prova de que a fortificação e o centro histórico sempre estiveram interligados no seu desenvolvimento ao longo dos séculos. O castelo, construído entre os séculos 8 e 9, foi muito disputado pela localização estratégica (entre o Tejo e o Sado), e só em 1165 passou definitivamente para a coroa portuguesa, tendo sido sede da Ordem de Santiago.

A sua simbologia diz muito a Palmela. Além disso, o monumento alberga o museu municipal de arqueologia e a Igreja de Santiago, onde está o túmulo de D. Jorge, o último mestre da ordem. Anualmente, cerca de 100 mil pessoas visitam o monumento nacional. O centro histórico, que cresceu consoante o povoamento do arrabalde, conjuga as ruas empedradas de traçado medieval com avenidas mais largas de casas nobres, até desembocar no Largo de São João.

As visitas guiadas, com 1h30 de duração, têm como ponto de encontro o Chafariz D. Maria I, às 9h30, e depois de passarem pelo centro da vila dão lugar, às 11h30, a um percurso pelo castelo, com início na Praça de Armas. As marcações devem ser feitas até às 12h de dia 8 de abril, através dos contactos [email protected]/212336640. Durante as visitas, “é necessário o uso de máscara”.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend