Entre visitas a museus e fábricas, há 179 atividades para descobrir o turismo industrial

Uma fábrica de cadeiras em Paredes, que está incluída no programa. (Fotografia: DR)
Quase 180 atividades integram o programa da 3.ª edição da iniciativa “À Descoberta do Turismo Industrial”, que vai decorrer pelo país, entre os dias 16 e 30 deste mês.

O evento, promovido pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, vai realizar-se de norte a sul de Portugal continental e também nos Açores e inclui visitas a fábricas em laboração, a museus e a espaços que contam a evolução da indústria portuguesa. “Pretende ser uma iniciativa muito orientada para o público português, de descoberta e divulgação de todo um conjunto de atividades e experiências que acontecem em recursos de turismo industrial”, explicou à agência Lusa a coordenadora do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial, Teresa Ferreira.

De acordo com esta responsável, que é também diretora do Departamento de Dinamização dos Recursos Turísticos do Turismo de Portugal, a 1.ª edição desta iniciativa, em 2022, teve “cerca de 2.500 participantes no conjunto de 100 atividades”, número que, em 2023, aumentou para “4.000 participantes, com mais atividades”. “Gostávamos muito que a agenda deste ano pudesse subir em número de participantes”, acrescentou.

A 3.ª edição da agenda “À Descoberta do Turismo Industrial” foi apresentada em Aljustrel, durante o III Encontro de Parceiros da Rede Portuguesa de Turismo Industrial. Este ano, a iniciativa contará com um total de 179 atividades, das quais 82 na área de influência da Entidade Regional de Turismo (ERT) do Porto e Norte de Portugal. Na região Centro estão previstas 51 atividades, enquanto no Algarve serão 22 e no Alentejo e Ribatejo 15. O programa inclui ainda cinco atividades na área da ERT da Região de Lisboa e mais quatro nos Açores.

Para Teresa Ferreira, este tipo de atividades ligadas à indústria “tem tudo a ver com a identidade dos territórios”. “São atividades que as comunidades reconhecem e uma maneira de descobrir determinadas regiões de outra forma”, frisou. Além do mais, continuou, “a interação do turismo com outros setores de atividade também é muito importante como contributo do setor para o bem-estar das comunidades e para a atividade económica em geral do país”.

O Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial é uma estrutura informal coordenada pelo Turismo de Portugal, que integra as cinco ERT, a Direção Regional de Turismo dos Açores, a Associação Portuguesa de Património Industrial e o Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A estes, juntam-se ainda a Fábrica Vista Alegre e a New Hand Lab – Associação Cultural, da Covilhã, assim como os municípios de São João da Madeira, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra (todos no distrito de Aveiro), Vila Nova de Famalicão (Braga), Marinha Grande (Leiria), Santo Tirso e Vila do Conde (Porto).

Saiba mais sobre a iniciativa “À Descoberta do Turismo Industrial” e o programa para a edição de 2024 neste link.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend