Duas lojas de rua que combinam design e ecologia

A Alma de Alecrim, em Aveiro, é um projeto de dois apaixonados por comida, viagens e fotografia. Fotografia: Maria João Gala /Global Imagens
Em Aveiro e Matosinhos há duas lojas de rua com preocupações ambientais, sem perder de vista o design. A Alma de Alecrim e a Velo Culture convidam-nos a mudar alguns hábitos quotidianos em prol do ambiente, seja reduzir o uso de plástico ou trocar o carro pela bicicleta. Sempre com estilo.

Aveiro

ALMA DE ALECRIM

A Alma de Alecrim reúne objetos de design e produtos sustentáveis selecionados por um casal com gosto por comida, fotografia e viagens. Os artigos, muitos deles para o corpo ou para a casa, também podem ser entregues ao domicílio.

No centro de Aveiro há uma concept store com objetos de design e produtos sustentáveis, muitos deles para o corpo e para a casa, que continuamente recebe novidades. Entre as mais recentes estão as escovas de dentes biodegradáveis feitas de amido de milho, conta Filipa Sousa, que criou a Alma de Alecrim com o marido, Pedro Cerqueira. Ela é bioquímica de formação; ele fotógrafo e designer.

Fotografia: Maria João Gala /Global Imagens

Tudo começou com o blogue homónimo, onde partilham conteúdos sobre comida, fotografia, viagens. Só depois veio a loja, que reabriu agora, com horário reduzido e entrada limitada a uma pessoa ou a uma família (máximo: três elementos), sempre com máscara. Também se pode ir lá só levantar as compras feitas pela loja online, que continua ativa, com entregas num raio de cinco quilómetros, por mais um euro.

Sessões fotográficas

Por marcação, Pedro Cerqueira realiza sessões fotográficas em família, num local à escolha. Duram à volta de uma hora e custam 125 euros. Recentemente, surgiu ainda o projeto Plate, dedicado à fotografia de comida e lifestyle.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Conselheiro Luís de Magalhães, 58, Aveiro
Telefone
938 109 015
Horário
Das 10h30 às 18h30 (sábados, das 10h às 13h). Encerra aos domingos e feriados (excecionalmente, no dia 29 de agosto, fecha às 14h).


GPS
Latitude : 40.64013629999999
Longitude : -8.65366599999993

 

Matosinhos

VELO CULTURE

Por trás da loja de bicicletas Velo Culture está uma equipa com preocupações ambientais, que defende o uso deste veículo como meio de transporte. A pandemia também já levou algumas pessoas a integrar a bicicleta num novo estilo de vida.

A Velo Culture tem uma loja no Mercado de Matosinhos e outra no Porto.
Fotografia: Igor Martins / Global Imagens

A Velo Culture tem duas lojas, uma delas no Porto, perto do Palácio de Cristal, mas a do Mercado de Matosinhos foi a primeira a abrir, no final de 2011. Um dos fundadores, Miguel Barbot, esclarece que este é “um negócio ativista”: por trás tem uma equipa com preocupações ambientais, defensora do consumo consciente, que usa a bicicleta como meio de transporte e incentiva os outros a fazer o mesmo. Tem resultado, mesmo durante a pandemia, e até por causa dela, como mostraram as vendas online.

A quarentena trouxe novos clientes, alguns decididos a apostar numa mobilidade mais sustentável daqui em diante, conta Miguel. A Velo Culture vende sobretudo bicicletas novas (também algumas usadas), utilitárias, adequadas à cidade e feitas para durar. Os preços começam em 300 euros, com oferta de manutenção vitalícia.

Bicicletas personalizadas

A Velo Culture, que tem oficina incorporada, presta diversos serviços. Os utilizadores das bicicletas podem deixar ali os seus veículos para serem submetidos a inspeções gerais, restauros ou personalizações. E a casa ainda faz bicicletas à medida.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Álvaro Castelões, 46A, Matosinhos
Telefone
222424790
Horário
Das 10h às 19h (sábado, até às 18h). Encerra ao domingo.
Custo
() Bicicletas desde 300 euros.

Website

GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend