Aveiro
ALMA DE ALECRIM
A Alma de Alecrim reúne objetos de design e produtos sustentáveis selecionados por um casal com gosto por comida, fotografia e viagens. Os artigos, muitos deles para o corpo ou para a casa, também podem ser entregues ao domicílio.
No centro de Aveiro há uma concept store com objetos de design e produtos sustentáveis, muitos deles para o corpo e para a casa, que continuamente recebe novidades. Entre as mais recentes estão as escovas de dentes biodegradáveis feitas de amido de milho, conta Filipa Sousa, que criou a Alma de Alecrim com o marido, Pedro Cerqueira. Ela é bioquímica de formação; ele fotógrafo e designer.
Tudo começou com o blogue homónimo, onde partilham conteúdos sobre comida, fotografia, viagens. Só depois veio a loja, que reabriu agora, com horário reduzido e entrada limitada a uma pessoa ou a uma família (máximo: três elementos), sempre com máscara. Também se pode ir lá só levantar as compras feitas pela loja online, que continua ativa, com entregas num raio de cinco quilómetros, por mais um euro.
Sessões fotográficas
Por marcação, Pedro Cerqueira realiza sessões fotográficas em família, num local à escolha. Duram à volta de uma hora e custam 125 euros. Recentemente, surgiu ainda o projeto Plate, dedicado à fotografia de comida e lifestyle.
Longitude : -8.65366599999993
Matosinhos
VELO CULTURE
Por trás da loja de bicicletas Velo Culture está uma equipa com preocupações ambientais, que defende o uso deste veículo como meio de transporte. A pandemia também já levou algumas pessoas a integrar a bicicleta num novo estilo de vida.
A Velo Culture tem duas lojas, uma delas no Porto, perto do Palácio de Cristal, mas a do Mercado de Matosinhos foi a primeira a abrir, no final de 2011. Um dos fundadores, Miguel Barbot, esclarece que este é “um negócio ativista”: por trás tem uma equipa com preocupações ambientais, defensora do consumo consciente, que usa a bicicleta como meio de transporte e incentiva os outros a fazer o mesmo. Tem resultado, mesmo durante a pandemia, e até por causa dela, como mostraram as vendas online.
A quarentena trouxe novos clientes, alguns decididos a apostar numa mobilidade mais sustentável daqui em diante, conta Miguel. A Velo Culture vende sobretudo bicicletas novas (também algumas usadas), utilitárias, adequadas à cidade e feitas para durar. Os preços começam em 300 euros, com oferta de manutenção vitalícia.
Bicicletas personalizadas
A Velo Culture, que tem oficina incorporada, presta diversos serviços. Os utilizadores das bicicletas podem deixar ali os seus veículos para serem submetidos a inspeções gerais, restauros ou personalizações. E a casa ainda faz bicicletas à medida.
Longitude : -8.2245