Festival de caminhadas da Arrábida já tem novas datas

O festival de caminhadas vai dar a conhecer a natureza e arqueologia da Arrábida. (Fotografia de Leonardo Negrão/GI)
O Arrábida Walking Festival, organizado pela empresa de turismo de natureza Biotrails em parceria com as autarquias de Setúbal, Sesimbra e Palmela, está agora previsto para os dias 28 a 30 de maio. A programação sofreu algumas alterações e já tem percursos esgotados.

Depois de três adiamentos compulsivos por causa das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o Arrábida Walking Festival – o primeiro festival de caminhadas a acontecer no Parque Natural da Arrábida – foi reagendado pela organização para os dias 28, 29 e 30 de maio deste ano e já tem alguns percursos esgotados, nomeadamente os da Grande Rota Arqueológica.

A programação do festival manterá o tema do património arqueológico da Serra da Arrábida, que é rico e disperso. Na Serra do Louro, por exemplo, há vestígios de povoados do calcolítico (há três mil anos), a fortificação de Castro de Chibanes e a alcaria do Alto da Queimada, onde terão existido casas ligadas à agro-pastorícia, caça, tecelagem e recolha de âmbar. Já na margem de Troia, para onde o programa se expandiu, existem ruínas romanas.

O percurso de 29 de maio pela então ilha romana de Ácala (a atual península de Troia) é, aliás, uma das novidades da programação e promete dar a conhecer aquele que foi “o maior centro industrial de salgas de peixe do Império Romano” em todo o mundo. Os participantes irão de ferry-boat até Sol Troia e depois caminhar junto ao estuário até às Ruínas Romanas de Troia, com direito a visita guiada, passando enfim pela caldeira de Troia, rica em biodiversidade.

Já a Grande Rota Arqueológica, em virtude dos “pequenos ajustes” feitos para garantir “um ambiente seguro, com menor número de pessoas por atividade”, será dividida em vários percursos, feitos em simultâneo em sentidos opostos. É o caso dos percursos O e E Entre Castelos (o primeiro já está esgotado), que passam pelo Castelo de Palmela e incluem paragens no Forte de São Filipe, na estrada romana do Grelhal e nos conventos de São Paulo e dos Capuchos.

(Fotografia: DR)

Seguem-se, depois, os passeios “Percurso de São Luís a Palmela” e “Serra do Louro by Night” (já esgotado). Para os restantes dias estão previstos vários passeios pelas serras de São Francisco, dos Pinheirinhos e do Louro, e pela Serra da Azoia, em Sesimbra, com passagens pela Praia da Baleeira e pelo Santuário do Cabo Espichel. No total, o Arrábida Walking Festival deverá promover mais de 100 quilómetros de caminhada.

Há ainda atividades paralelas, como o percurso Pé Ante Pé destinado a crianças entre os 6 e os 11 anos (no dia 29 de maio, com 2h30 de duração); e visitas guiadas ao Palácio e Quinta da Bacalhôa, aos conventos de São Paulo e dos Capuchos de Alferrara, em Setúbal, e aos moinhos de vento de Palmela. Em Setúbal, tem lugar, na manhã de dia 29 (sábado), uma visita guiada pelo centro histórico, com passagem por 14 pontos de interesse cultural.

Na página da Biotrails estão disponíveis informações detalhadas sobre o evento, e pode-se comprar os bilhetes. Cada passe de três dias custa 24 euros até ao dia 15 de maio (28 euros na data do evento) e cada bilhete simples (que permite participação numa caminhada e em atividades complementares e transporte entre o fim/início dos percursos) custa 13 euros (ou 15 euros, no decorrer do evento).

Segundo José Cunha, responsável da Biotrails, cada participante vai receber, “entre o final de abril e princípio de maio”, um email individualizado com confirmação da inscrição e informações úteis acerca das caminhadas para as quais ficou inscrito, os respetivos pontos de encontro e funcionamento e horas dos transferes.

Leia aqui os roteiros da Evasões por Palmela e Sesimbra.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend