Adega 23: Vinhos da Beira a chegar ao Sul

A Adega 23 é um dos mais recentes projetos de enoturismo da Beira Interior. (Fotografia: Rui Oliveira/GI)
A Beira Interior está crescer no que toca à quantidade e qualidade de vinhos. E também ao enoturismo. A prová-lo está a Adega 23, um projeto recente de uma médica apaixonada por vinhos.

Dentro da região demarcada da Beira Interior, a Adega 23 encontra-se mais a sul do que os outros produtores, em Sarnadas de Ródão. Já com o Alto Alentejo no horizonte, a serra de São Mamede consegue ver-se ao longe, esta moderna e sofisticada adega pode não ter a tradição como mais-valia, mas está recheada de cultura, de histórias e da personalidade de quem lhe deu vida. Isto porque a Adega 23 nasceu de raiz e por vontade e muito trabalho de Manuela Carmona, médica oftalmologista natural da região e a viver em Lisboa há vários anos, que ao longo da sua vida se foi interessando por vinhos. A paixão foi crescendo até ao ponto de desejar fazer um.

Antes de ali se erguer o edifício projetado pelo atelier de arquitetura RUA – Manuela não deixou nada ao acaso – e as vinhas que o rodeiam, o terreno era um matagal cheio de giestas e o sítio da adega um enorme barracão. Hoje, são 12 hectares de vinha, plantadas em 2014, que dão para três vinhos – elaborados pelo premiado enólogo Rui Reguinga – um tinto, um branco e um rosé. Manuela Carmona fez questão que indicar nos rótulos que se trata de primeiras colheitas.

De resto, quando o visitante entra no edifício, que fica mesmo ao lado da autoestrada 23, poderá ter a ideia de que está a entrar numa espécie de galeria, onde objetos de arte e outros, como uma mesa de mármore polida à mão com quase 100 anos, resgatada de uma antiga fábrica de tecidos da região, ou instrumentos antigos ligados à enologia, despertam a curiosidade.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Beira Interior: 6 espaços vínicos que vale a pena conhecer
A campanha vitícola começa agora: 7 lançamentos
12 vinhos da Beira Interior que não pode perder




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend