3 lugares para aprender a recuperar móveis e objetos em 2020

Bicho da Madeira. (Fotografia: Catarina Vieira/Global Imagens)
Nestas três moradas aprende-se a transformar móveis e objetos obsoletos, em artigos novamente interessantes, graças a modificações ou a uma pintura diferente, para que a compra de algo novo seja a última opção.

BICHO DA MADEIRA, PORTO
Na Bicho da Madeira, Alexandra Magalhães ensinar a dar uma segunda vida aos móveis, recorrendo a tintas Chalk, amigas do ambiente. Cerca de duas vezes por mês, acontece o workshop Tintas e Ceras, onde é explicado o essencial para começar a restaurar. Alexandra aborda os materiais usados e as suas potencialidades, ensina a preparar o móvel, dá dicas e truques relativamente a tintas, pincéis e ceras, e permite aos participantes experimentarem sobre uma tábua de madeira todas as cores e ceras disponíveis, bem como diferentes técnicas e texturas. A pedido, faz-se o workshop Efeitos Decorativos. Ambos têm lanche incluído. A primeira data do ano do Tintas e Ceras é já no dia 11 de janeiro, das 14h30 às 17h30.

(Fotografia: Pedro Granadeiro/Global Imagens)

ONCE UPON A TIME – UPCYCLING SOCIAL STORE, PORTO
Usar uma torradeira para fazer nascer um candeeiro é uma das transformações que pode acontecer nos workshops de upcycling da Once Upon a Time – Upcycling Social Store. Nesta loja-atelier, que pertence a uma IPSS, e onde se acredita que «o upcycling é um motor de transformação social e pessoal», ensina-se a dar valor a artigos que já não têm interesse. Normalmente, de 15 em 15 dias, ao sábado à tarde, o atelier recebe quem quer aprender a reavivar objetos em fim de vida útil. Alexandra Arnóbio explica o que é o upcycling e a sua importância atualmente, apresenta as ferramentas disponíveis para intervencionar as peças e convida os participantes a pôr a transformá-las.

(Fotografia: Paulo Nuno Baptista/DR)

ARTLIER, LISBOA
Há duas formas de aprender a restaurar e reciclar móveis, antigos, partidos ou já sem interesse, na Artlier: com workshops ou com um curso. Os workshops decorrem durante dois dias, ao fim de semana, das 10h às 14h. Durante essas oito horas, faz-se o diagnóstico do móvel de cada aluno, abordam-se as diferentes técnicas de restauro necessárias, apresentam-se ideias de pinturas ou técnicas decorativas, planeia-se e executa-se o trabalho. Já o curso, orientado por Margarida Aires Mateus, permite que o aluno frequente o atelier uma vez por semana, num horário à escolha, de manhã, à tarde ou à noite.

(Fotografia: Artlier/DR))




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend