Feitoria vence prémios Mesa Marcada e restaurante Essencial é o melhor take-away

João Rodrigues está de parabéns pelo seu restaurante Feitoria, no hotel Altis Belém, em Lisboa. (Fotografia: DR)
João Rodrigues manteve-se “número um” nas categorias Chefes e Restaurantes, com o Feitoria, mas esta edição trouxe novidades, como o Prémio Especial Bom Sucesso Take-Away atribuído ao restaurante Essencial, de André Lança Cordeiro.

Mais um ano, mais uma edição dos prémios Mesa Marcada. Apesar de 2020 ter sido um ano muito difícil para o setor da restauração, a organização não quis deixá-lo passar em branco, “para daqui a 10 anos se perceber o que se passou no âmbito de uma premiação” em contexto de pandemia. Numa “gala” emitida virtualmente, o primeiro lugar foi mais uma vez para o restaurante Michelin Feitoria (Lisboa), de João Rodrigues, correspondente às categorias Chefes e Restaurantes, mas houve novidades.

Segundo o website Mesa Marcada, O Velho Eurico (Lisboa), liderado por Zé Paulo Rocha, regressou ao ranking com o Prémio Especial César Castro Mesa Diária, enquanto que o Essencial, de André Lança Cordeiro, levou o Prémio Especial Bom Sucesso Take-Away, distinção criada nesta edição “a pensar na nova conjuntura em que o sector tem vivido”.

“Nos prémios que resultam da votação de um júri específico e restrito”, o Prémio Especial Chefe de Pastelaria 2020 foi atribuído a Américo dos Santos, do restaurante Belcanto. “Participaram na escolha 38 votantes, maioritariamente profissionais de pastelaria, mas também clientes, jornalistas e um ou outro chefe de cozinha, todos com uma característica em comum: o gosto particular por esta área”, diz a Mesa Marcada.

Já Marc Pinto, do restaurante Michelin Fifty Seconds, ganhou o Prémio Especial S. Pellegrino/Acqua Panna Escanção do Ano ao reunir “o maior número de pareceres do painel de 37 votantes (em 2019, foram 26), composto maioritariamente por escanções, mas que incluiu também jornalistas, clientes, produtores e outros profissionais ligados aos vinhos e à restauração”.

No Algarve, o restaurante Ocean recebeu o Prémio Especial Quinta dos Carvalhais Serviço de Sala do Ano, “após deliberação dos 21 votantes. Das votações para o ranking dos “10 Restaurantes e 10 Chefes Preferidos do Mesa Marcada”, que contou com 210 jurados nesta edição, resultaram também o Prémio Especial Estrella Damm Destaque do Ano para o Arkhe, de João Ricardo Alves; e o Prémio Especial Makro Chefe Revelação do Ano para Marlene Vieira, do Zunzum Gastrobar.

O restaurante Cura, do chef Pedro Pena Bastos no Ritz Four Seasons Lisboa, ganhou por sua vez o Prémio Especial Graham’s Restaurante Novo do Ano, e o Grab a Doughnut, restaurante da Herdade do Esporão, venceu o Prémio Especial Sustentabilidade Studioneves, “feito em conjunto com esta empresa de cerâmica artesanal e com a consultora especializada em sustentabilidade”.

A edição deste ano dos prémios Mesa Marcada teve a participação de 210 pessoas, um júri composto por jornalistas, bloggers, gastrónomos, chefes de cozinha e outras profissões do meio. A lista completa, com todos os vencedores, rankings e categorias, pode ser consultada aqui.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend