Depois de Sevilha, Lisboa. A capital portuguesa acaba de ganhar um guia turístico editado pela rede social Facebook, e que não é um guia como outro qualquer, tendo em conta que foi elaborado com base em sugestões de 25 comunidades ativas na rede, conhecedoras do que a cidade é e como ela está a mudar.
O guia, que «reflete toda a riqueza cultural tradicional de Lisboa e de locais inovadores, onde a cidade prospera, exprimindo uma combinação perfeita de tradições, bem como da inovação cosmopolita e tecnológica», foi elaborado por membros de 25 grupos que «utilizam a plataforma para se juntarem em prol de causas e interesses comuns», lê-se num comunicado.
Existem «duas» cidades: a Tradicional e a Trendy. De um lado encontram-se recomendações sobre os bairros antigos, os restaurantes comida tradicional, as casas de fado, os museus e os elétricos e ruas marcantes. Do outro, os bairros emergentes, os restaurantes internacionais e vegetarianos, a vida urbana, vida saudável e a Lisboa criativa.
O guia, disponível em português e inglês, encontra-se acessível na Internet, gratuitamente (aqui). Segundo o comunicado, surge para celebrar também o facto de Lisboa ter sido premiada como European Leading City Destination pela World Travel Awards em 2018 e de ser a segunda cidade da Europa em termos de lugares favoritos para visitar, de acordo com o estudo Global Destination Cities Index, elaborado pela Mastercard.
Leia também:
Lisboa e Porto no Top3 de destinos de lazer da Europa
O guia dos 10 essenciais de Lisboa para o ‘The Guardian’
A imagem de Lisboa que apaixonou a National Geographic