Chef basco com cinco estrelas Michelin abre restaurantes em Lisboa

Eneko Atxa, chef basco distinguido com 5 estrelas Michelin em Espanha, abriu dois restaurantes em Lisboa, no espaço do antigo Alcântara Café.

O Eneko Lisboa e o Basque já abriram, em soft opening, e são dois dos mais recentes restaurantes de Lisboa, abertos pela mão do chef Eneko Atxa, de 42 anos, que se estreia agora em Portugal a convite do Penha Longa Resort.

Com a abertura destes espaços o chef basco traz a Lisboa “uma nova forma de receber, de cozinhar e de experienciar a gastronomia”, na esteira das suas cinco estrelas Michelin – três ganhas no Azurmendi, uma no Eneko Bilbau e outra no Eneko.

O chef a passear por Lisboa. (Fotografia: DR)

“O Eneko Lisboa é um pouco mais sofisticado e vai ter dois menus de degustação. Depois temos outro, o Basque, que fala de uma cozinha mais informal e casual. A ideia é as pessoas irem pedindo coisas diferentes”, explicou Eneko em entrevista à Evasões.

Ambos têm uma cozinha aberta ao centro da sala. Em destaque vão estar as ostras portuguesas, carnes e pescado “consoante o que o mercado” for dando, assim como alguns produtos de Espanha. No caso do Eneko Lisboa, alguns pratos do menu foram adaptados ao mercado nacional.

A decoração do Alcântara Café ficou praticamente como estava, mas foi erguida uma parede para separar os restaurantes. Na decoração pontuam várias árvores e uma mesa de bilhar transformada em floresta, onde se inicia a degustação do menu do Eneko Lisboa.

Eneko Atxa tem 42 anos e nasceu em Amorebieta. Aprendeu a cozinhar com a mãe e a avó e em 1992 deu entrada na escola de hotelaria de Leioa, em Biscaia, começando a trabalhar dois anos depois. Passou por várias cozinhas – entre elas a do chef também multi-estrelado Martin Berasategui (que está no Fitfy Seconds do Miryad by Sana).

Em 2000 foi eleito o melhor jovem chef espanhol e cinco anos mais tarde abriu o seu primeiro projeto a solo, o Azurmendi. As estrelas Michelin chegaram em 2007, 2010 e 2012. Agora, Eneko diz não acusar a pressão da responsabilidade: “Queremos agradar às pessoas que venham comer tanto ao Basque como ao Eneko Lisboa e que saiam felizes depois de vir aqui”.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend