Enoturismo: Ventozelo Hotel & Quinta conquista mais um prémio internacional

Ventozelo Hotel & Quinta (Fotografia: Luís Ferraz/DR)
O Ventozelo Hotel & Quinta, em Ervedosa do Douro, no concelho de São João da Pesqueira, acaba de somar mais uma distinção internacional, no âmbito dos Best of Wine Tourism Awards 2022, “os Óscares do enoturismo”, como se lê em comunicado. Há pouco mais de um mês, já havia sido eleito um dos três melhores hotéis gastronómicos do Mundo, ao abrigo dos National Geographic Traveller Hotel Awards 2021.

O anúncio foi feito numa cerimónia realizada, na passada quinta-feira, em Mainz, na Alemanha: o já premiado Ventozelo Hotel & Quinta foi considerado um dos dez melhores projetos de enoturismo do Mundo, entre 447 a concurso, pela “originalidade, qualidade de serviços, capacidade de inovação e impacto no desenvolvimento da região do Douro”, refere o mesmo comunicado.

Os prémios Best of Wine Tourism, atribuídos desde 2003, são uma iniciativa da Great Wine Capitals Global Network, uma rede de cooperação internacional que une onze cidades com regiões vitivinícolas reconhecidas à escala global. O município do Porto figura na lista, em representação das regiões dos Vinhos do Douro, Porto e Vinhos Verdes, juntamente com Adelaide, Bilbao, Bordéus, Cidade do Cabo, Lausanne, Mainz, Mendoza, São Francisco/Napa Valley, Valparaíso e Verona.

Tudo começa com uma competição regional, para premiar empresas que desenvolvam atividades de enoturismo em cada cidade-membro daquela rede. São avaliadas nas categorias de Alojamento, Restaurantes Vínicos, Arquitetura e Paisagem, Arte e Cultura, Experiências Inovadoras, Serviços e Práticas Sustentáveis. Na região do Porto, o Ventozelo Hotel e Quinta foi o vencedor regional na categoria de Arquitetura e Paisagem.

A paisagem é um dos atrativos da Quinta de Ventozelo.
(Fotografia: Luís Ferraz/DR)

Numa segunda fase, os vencedores regionais de cada uma daquelas categorias são candidatos a um prémio global, atribuído aos dez melhores projetos, a nível mundial – um por cada membro da rede. Entre esse lote mais restrito de vencedores, ficou o Ventozelo Hotel & Quinta, representante das regiões do Douro/Porto e dos Vinhos Verdes. Os outros foram os seguintes: Penfold’s Magill Estate (Adelaide, Austrália); Bodegas Vinícola Real (Bilbao, Espanha); Château Guiraud (Bordeaux, França); Creation Wines (Cidade do Cabo e Cabo Winelands, África do Sul); Adrian & Diego Mathier Nouveau Salquenen SA (Lausanne, Suíça); Weingut Braunewell (Mainz, Alemanha); Bodega Los Toneles – Abrasado (Mendoza, Argentina); Charles Krug (São Francisco e Napa Valley, Estados Unidos); e Zýmē (Verona, Itália).

A Quinta de Ventozelo é das maiores e mais antigas do Douro: tem uma história de cinco séculos e estende-se por uma área de 400 hectares, metade da qual é ocupada por vinha. A produção agrícola e vinícola continua a ser a sua atividade principal, complementada pelo enoturismo e pela hotelaria. Os visitantes têm ao dispor 29 quartos, restaurante e diversas atividades de turismo e natureza.

Os hóspedes podem escolher entre 29 quartos.
(Fotografia: Luís Ferraz/DR)

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend