3 formas de aprender música em Lisboa sem sair de casa

O regresso do frio do outono não é motivo para deixar de aprender coisas novas.

CHAMAR A MÚSICA
O Instituto de Música de Lisboa (IML) torna possível o sonho de aprender a tocar qualquer instrumento sem se ter de se sair de casa. Seja piano, guitarra, violino, harpa, trompete ou um outro, António Jorge Nogueira, professor e diretor pedagógico do IML, arranja o professor mais adequado para o aluno, seja onde for. A aula experimental custa 40 euros e o aluno não tem de se preocupar com o instrumento. Se for para continuar, sugerem‑se os pacotes de cinco ou dez aulas, que o aluno pode marcar quando quiser.

Morada: Rua Basílio Teles, 1, 1ºA, Porto Salvo, Oeiras
Tel.: 218037119.
Web: imlisboa.net
Preço: 40 euros (aula experimental)

PIANO EM CASA
Já se deram aulas de violino, flauta e até bateria ao domicílio desde que a Academia de Música da Graça foi criada, em 2010. Em casa, neste momento, só se aprende piano. «Temos dois professores que vão a casa, ou porque os pais das crianças preferem ou porque os alunos são adultos muito ocupados», explica Helena Vaz, diretora da escola. As aulas seguem o programa oficial do Associated Board of Royal Schools of Music.

Academia de Música da Graça
Morada: Travessa de São Vicente, 15, 1º Dto. (Graça), Lisboa.
Tel.: 917687025
Web: academia‑de‑musica2010.blogspot.pt
Preço: 100 euros de mensalidade (ao domicílio)

FOTOGRAFIA BÁSICA
Não há quem se transforme em fotógrafo profissional com apenas uma aula, mas é possível aprender técnicas básicas, testar funções de uma máquina e até aprender a tirar partido da câmara de um smartphone num par de horas. Quem o garante é Gustavo
Gonçalves, engenheiro apaixonado pela fotografia, que criou há 12 anos a B1 Image. Além das aulas tradicionais, há sessões privadas feitas à medida do que o cliente quer: seja aprender a fotografar para um blogue de comida ou uma aula inicial de fotografia, que pode ser feita individualmente ou com um pequeno grupo. E mesmo dentro de casa há mundo para fotografar.

Atelier B1 Image
Morada: Rua António Aleixo, 25 (Mem Martins), Sintra
Tel.: 933828923
Web: b1image.com
Preços: aulas privadas a partir de 35 euros à hora