Explorar o Parque Biológico de Gaia com as crianças

A cerca de dez minutos do centro de Vila Nova de Gaia, há um lugar verde onde vive fauna e flora em estado selvagem, e há muito para aprender e fazer.

Foi numa antiga zona agrícola, na periferia da cidade, que surgiu o Parque Biológico de Gaia. Espalhado por Avintes, Vilar de Andorinho e o vale do rio Febros, o parque, que contava só dois hectares quando abriu há três décadas, tem agora cerca de 50, espaço de sobra para acolher centenas de espécies de fauna e flora, assim como elementos típicos que antes constituíam a paisagem da região – bouças, campos de cultivo, casas rurais, açudes, noras.

Nesta floresta, há espaços para ver animais e plantas e aprender mais sobre eles. Pelos passadiços de madeira e caminhos de terra observam-se de perto raposas, bisontes, lontras, tartarugas e toirões e conhecem-se árvores como a aveleira, o sanguinho-de-água e o amieiro. Outra forma de aprender é visitando as exposições sobre natureza, fotografia e moinhos e alfaias. Na Biorama são reconstituídos vários biomas, como a savana, a floresta tropical e o ambiente mesozoico.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Avintes
Telefone
227878120
Horário
Das 09h00 às 17h00 (abril-setembro, até às 18h00). Não encerra
Custo
() 1/3 euros (7-17 anos/adulto; grátis < 6 anos)


GPS
Latitude : 41.0970924
Longitude : -8.556080000000065

 

Leia também:

Os chocolates da Arcádia vão ter quatro novas casas
Um roteiro para descobrir os recantos de Vila Nova de Gaia
Gambiarra está de regresso com novas oficinas para bebés