Explorar o Parque Biológico de Gaia com as crianças

A cerca de dez minutos do centro de Vila Nova de Gaia, há um lugar verde onde vive fauna e flora em estado selvagem, e há muito para aprender e fazer.

Foi numa antiga zona agrícola, na periferia da cidade, que surgiu o Parque Biológico de Gaia. Espalhado por Avintes, Vilar de Andorinho e o vale do rio Febros, o parque, que contava só dois hectares quando abriu há três décadas, tem agora cerca de 50, espaço de sobra para acolher centenas de espécies de fauna e flora, assim como elementos típicos que antes constituíam a paisagem da região – bouças, campos de cultivo, casas rurais, açudes, noras.

Nesta floresta, há espaços para ver animais e plantas e aprender mais sobre eles. Pelos passadiços de madeira e caminhos de terra observam-se de perto raposas, bisontes, lontras, tartarugas e toirões e conhecem-se árvores como a aveleira, o sanguinho-de-água e o amieiro. Outra forma de aprender é visitando as exposições sobre natureza, fotografia e moinhos e alfaias. Na Biorama são reconstituídos vários biomas, como a savana, a floresta tropical e o ambiente mesozoico.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Os chocolates da Arcádia vão ter quatro novas casas
Um roteiro para descobrir os recantos de Vila Nova de Gaia
Gambiarra está de regresso com novas oficinas para bebés

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend