É raro iniciar-se um texto pela descrição da sobremesa, mas o petit gâteau que demora oito minutos a fazer e chega à mesa com um Magnum branco a derreter-se no meio e um Corneto, uvas e morangos é um bom exemplar para ilustrar o espírito «Less Guilt, More Foodporn» que marca o novo Guilty Oriente, do chef Olivier, no Tivoli Oriente, Parque das Nações.
«Foodporn» é uma das expressões mais populares nas redes sociais e refere-se a comida geralmente descrita como deliciosa, exuberante e fotografada de maneira apelativa. Dito assim, Olivier parece dizer logo ao que vai – ou, neste caso, o que vem para a mesa: pratos em doses XXL.
É o caso do hambúrguer Shameless (desavergonhado), 200 gramas de carne com burrata, tomate assado, pesto e pancetta crocante; e do cachorro Loyal (fiel), cuja salsicha, feita unicamente para o restaurante, assenta em pão coberta de coleslaw, pico de gallo, batata frita e queijo.
Entre as novidades da carta (que mantém os pratos mais pedidos pelos clientes do Guilty original) estão também as pizas Greedy (ganancioso), com mistura de queijos e de cogumelos, foie gras e rúcula; e Brave (bravo), com molho de tomate, mix de queijo, pepperoni, pimentos morrones e pimentos de Padrón; ambas de massa fina e estaladiça.
Nas entradas vale a pena provar o carpaccio de polvo e as asinhas de frango, à mão e sem vergonhas, e também há saladas e massas. Para comer um pouco de tudo, mais vale meter a culpa de lado.
Cocktails e concurso
Há cocktails para todos os gostos, bons para começar a noite. À mesa, os mais afoitos podem tentar bater o desafio Big Guilty, de comer uma torre de 8 hambúrgueres e acompanhamento em menos de uma hora. Quem conseguir, não paga (60 euros).
Longitude : -9.0974827
Leia também:
10 sítios em Lisboa com bons hambúrgueres até 10€
Gigante das pizas e massas chega ao Parque das Nações
Seen: o novo espaço para comer e beber no topo de Lisboa