Sushiman premiado abre novo japonês em Lisboa

Com o segundo lugar da competição World Sushi Cup Japan ainda fresco, Miguel Bértolo arregaçou as mangas, este mês, e renovou o restaurante Sushillout em São Domingos de Benfica. Saiu o «all you can eat», o nome antigo, e entrou a cozinha de autor.

Quem entrar no antigo Sushillout, nos próximos dias, vai notar a diferença. Em vez do «self-service» e «all you can eat» que vigorou nos últimos anos, o visitante vai agora encontrar combinados à carta, alguns de sushi e sashimi, e outros que se aproximam mais de uma típica refeição japonesa, com vários ingredientes no mesmo prato.

A mudança foi concretizada pelo chef Miguel Bértolo, proprietário do Sushillout, que já há muito tinha vontade de transformar o espaço, que ganhou agora um novo nome: Lado Bértolo. «O Sushillout foi um projeto que durou 10 anos e, desde a crise económica que fazíamos refeições rápidas, na base do sushi de fusão», começa por explicar o sushiman, que conquistou este verão o segundo lugar no World Sushi Cup Japan, disputado em Tóquio.

Já no Lado Bértolo, a carta mudou para se aproximar da cozinha de autor, com pratos quentes e combinados de vários elementos no mesmo prato para simular as refeições asiáticas. O menu divide-se em nove combinações (a partir de 8,90 euros), divididas por três secções: as improváveis, as de sushi/sashimi e as quentes. Por isso é possível ter ao almoço no mesmo prato niguiris, espetadas, tempuras, uma salada nanban e um tamagoyaki (panqueca japonesa). Ao almoço estes combinados incluem ainda bebida e café.

Na carta há também espaço para para ceviches com sabor asiático, conservas, pratos quentes que ligam Portugal ao Japão, como os peixinhos da horta e ainda o chirashi, um prato que Miguel Bértolo tem como especialidade, no seu segundo restaurante, em Telheiras. Quem optar pelo Set Sushi Descobrimentos vai poder conhecer um dos pratos com que o sushiman foi premiado durante o World Sushi Cup 2017, e que homenageava a era dos descobrimentos.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Urbanização Alto dos Moinhos, Rua Mário de Azevedo Gomes, Loja 3C
Telefone
216042860
Horário
Das 12h00 às 15h00 e das 19h30 às 22h30. Sexta e sábado até às 23h00. Encerra ao domingo.
Custo
(€€) Preço médio: 22 euros

Website
Email
geral@oladobertolo.pt

GPS
Latitude : 38.748427
Longitude : -9.177225000000021

Leia também:

Chirashi: a arte japonesa de comer na taça em Lisboa
Golden Sushi: o novo japonês sem tabus na Baixa
Portugal é o 3.º melhor país a visitar, diz a Lonely Planet