Panquecas, tostas e ovos no novo café saudável do Porto

Pululam pela cidade restaurantes e cafés que dão preferência aos ingredientes frescos, muita das vezes biológicos. Um dos mais recentes é o Nola Kitchen, na Praça D. Filipa de Lencastre, que ocupa os dois pisos deixados vagos pela gelataria Cremosi.

Tudo o que está na carta do Nola é preparado na cozinha e, de preferência, com ingredientes que «façam o menor número de quilómetros» para lá chegar, explica Maria Torres, que juntamente com o namorado Alexandre Santos e a amiga e sócia Beatriz Vergueiro, abriram o espaço em meados de setembro.

Algumas das exceções são os chás franceses da Compagnie Coloniale e o Prana Chai, que vem da Austrália. Os smoothies, as sweet bowls, as tostas e os ovos, as panquecas e os pratos para partilhar são todos confecionados na casa, com a ajuda de Filipa Cardosa, autora do blogue Diospiro e consultora de restauração. Os queijos vêm da vizinha Queijaria do Almada, o café (de especialidade) da portuense Combi, o pão de fermentação lenta é da Garfa, sediada em Custóias, e mesmo o gin, Cura, é nacional.

Farinhas e açúcares refinados, produtos processados, aditivos e conservantes não têm lugar no Nola, o que não impede que cheguem às mesas pratos tão saborosos como as panquecas Very Berry, com frutos vermelhos, merengue de abacate, xarope de ácer, amêndoa laminada e menta fresca ou a inesperada tosta de batata doce e beterraba assadas. A carta de bebidas é longa, desdobrando-se em sumos naturais, smoothies, limonadas, bebidas com café, vinhos e cocktails, mas convém lembrar que as águas, algumas aromatizadas, são para ser bebidas gratuitamente. Quanto ao brunch, há três menus pode onde optar, dos 15 aos 25 euros, e podem ser pedidos todos os dias.

A carne e o peixe também têm o seu lugar no Nola, porque tal como o nome sugere – Nola é a junção das palavras no labels -, aqui não há rótulos, só comida feita com consciência e muito carinho.

SUSTENTABILIDADE
É um dos pilares do Nola e reflete-se nas palhinhas de vidro, nos tecidos orgânicos usados para as almofadas e guardanapos, e na produção de bebidas vegetais na casa, evitando as embalagens.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Praça Filipa de Lencastre, 25, Porto
Telefone
910595015
Horário
Das 09h00 às 16h00. Não encerra.
Custo
(€) Preço médio: 12 euros


GPS
Latitude : 41.1479156
Longitude : -8.612534200000027

Leia também:

Grande Porto: 6 ideias para um fim de semana prolongado
Há uma nova cafetaria saudável na Baixa do Porto
Porto: Um café e jardim secreto para fugir da confusão

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend