Os novos hambúrgueres revoltados de Aveiro

No primeiro piso do mercado, uma hamburgueria serve pratos com carnes escolhidas à peça, pão cortado em três rodelas, e cervejas artesanais.

Revoltado, talhante, invejoso e esquisito são alguns dos nomes que batizam os pratos da Revolta, a nova hamburgueria e cervejaria artesanal que abriu uma sala no primeiro andar e outra no rés-do-chão do mercado Manuel Firmino. Esta aventura recente de três amigos tem carne, batatas fritas, cervejas, gelados e uma esplanada pensada para abrir na Páscoa. Gabriel Silva, Óscar Marques e Sónia Cruz abriram a Revolta a pensar na forma de agradar à mesa. «Os hambúrgueres são 100% novilho, escolhemos as peças e mandamos picar a carne. Também temos todas as versões disponíveis em frango», refere Gabriel Silva.

O pão é cortado em três partes, não em duas. Há uma explicação científico-gastronómica: «Colocamos uma camada de pão no meio do hambúrguer, que faz que a alface não coza e o tomate fique fresco», revela Gabriel. A carta cabe numa página, porque a ideia é não complicar. «Optámos por fazer poucos hambúrgueres mas fazê-los bem.» São nove, acompanhados com batata frita com paprica ou batata-doce cortada bem fina. Os hambúrgueres são densos.

O Revoltado tem ovo estrelado, tomate grelhado e queijo cheddar, entre outros elementos É encorpado e para saborear com tempo. O Esquisito tem bacon, o Talhante leva brie, cebola caramelizada e maionese. Amor e Ódio junta anchova, rúcula, bacon, e molho tártaro. Diablo é o mais picante, com molho a condizer e queijo da ilha. E há um hambúrguer vegano, de shiitake, com rúcula, alface, tomate grelhado, cebola crocante e ketchup.

As cervejas também cabem numa folha. A hamburgueria é representante oficial da Praxis em Aveiro e serve várias versões sozinhas ou, em alternativa, acompanhadas numa prova de cervejas com quatro opções em ponto pequeno. Na sobremesa, há, por exemplo, gelado de ovos-moles, hortelã e amendoim caramelizado ou de chocolate com amendoim de mel e sal.

A decoração tem ar industrial «semiacabado», com elementos aconchegantes, como os sofás mandados fazer à medida. A vista é generosa para os canais da ria e para a cidade. E quem reserva mesa tem direito a um mimo de boas-vindas – uma placa preta com o seu nome inscrito e a indicação de que se encontra revoltado.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Os novos hambúrgueres de Aveiro juntam doce e salgado

Estes hambúrgueres são inspirados nos Reis de Portugal

Giro: hambúrgueres slow-food de sabor luso-brasileiro




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend