Oliveira do Hospital: no Olea tudo começa e acaba no azeite

O Museu do Azeite abriu em dezembro na aldeia de Bobadela, concelho de Oliveira do Hospital, e tem um restaurante com vista para o maciço da Serra da Estrela.

O restaurante chama-se Olea, em alusão ao género a que pertence a oliveira, e tem uma gota de azeite como símbolo. Feitas as apresentações, antes de nos sentarmos à mesa os olhos obrigam a passear pela sala, banhada de luz, para observar o maciço da serra da Estrela que recorta o horizonte. A viagem continua no prato e a azeitona e o azeite, claro está, são protagonistas – do couvert à sobremesa. Broa frita em azeite com requeijão, presunto e mel, peixe cozinhado em azeite e aromáticas com cuscuz de chouriço e legumes, e leite creme crocante com azeitona doce são algumas das criações do chef Joaquim José para conhecer no primeiro piso do Museu do Azeite.

Museu do Azeite
Narra a história da produção desde os romanos até à época contemporânea e acabou de abrir na aldeia de Bobadela, por iniciativa de António Dias, que já ali tinha o seu lagar e é colecionador de peças relacionadas com o tema. Visto do céu, o edifício recria uma folha de oliveira.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Oliveira do Hospital: queijo, azeite e bem-estar
14 azeites portugueses que vale a pena conhecer
Castelo Branco, onde o tempo abranda e o azeite abunda




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend