Livros #2: aprender a cozinhar pratos asiáticos com o mestre

Depois de assumir o restaurante Kanazawa, em Lisboa, Paulo Morais lança novo livro de receitas de cozinha asiática [foto: DR]
Foi o primeiro chef de sushi em Portugal e é, reconhecidamente, um dos maiores entendidos em cozinha asiática no nosso país. No seu mais novo livro de receitas, à venda a partir de 17 de novembro, Paulo Morais, que ainda recentemente ficou à frente do restaurante Kanazawa, deixa de fora de propósito as cozinhas do Japão e da China e passa a apresentar, de forma descomplicada e acessível, dezenas de pratos de outros nove países do sudeste asiático.

Não abdica de dar aulas na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, por mais que os restaurantes e as consultadorias preencham o seu tempo. Com um percurso invejável em casas como o Midori, Umai ou, mais recentemente, o Kanazawa — onde substituiu Tomoaki Kanazawa, mais conhecido por Tomo, após o regresso deste ao Japão —, Paulo Morais é reconhecido pelos seus pares, e pelo grande público, como um maiores mestres de cozinha asiática em Portugal.

Entende-se por isso a decisão da editora Esfera dos Livros em publicar nesta altura do ano um livro que, na verdade, pretende ser um manual prático para quem, conhecendo muito ou pouco, sente uma enorme curiosidade (e apetite, já agora) pelas diferentes gastronomias do sudeste asiático.

Fiel à ideia de que nem tudo se esgota no que nos chega do Japão ou da China, Morais deixou estes dois países de fora e distribui as várias dezenas de receitas apresentadas no seu Manual de Cozinha Asiática por Laos, Camboja, Myanmar, Indonésia, Tailândia, Vietname, Filipinas, Malásia e Singapura. Nove destinos a multiplicar por uma infinidade de possibilidades, onde se incluem propostas vegetarianas, com carnes e peixe, sem esquecer as famosas massas.
Ensinar o que sem sempre é óbvio para a maioria é uma arte, e a sua experiência na matéria traduz-se num livro que, mais que apenas devorar com olhos, apetece efetivamente replicar. E isso é um trunfo.

Manual de Cozinha Asiática de Paulo Morais, Esfera dos Livros, 256 páginas, PVP: €24,00

 

[Sigam-me também no Instagram para mais estórias visuais]