Lisboa: os 4 pratos que deve provar na nova carta do Pesca

Valorizar o pescado português de âncora firme no princípio da sustentabilidade é um objetivo mais do que cumprido por Diogo Noronha com a nova carta do Pesca. Na companhia de bons vinhos e novos cocktails.

Do sopé da montanha ao fundo do mar podem ir 1200 metros de profundidade e é essa riqueza que Diogo Noronha convida os visitantes do Pesca a descobrir nesta nova carta de verão inspirada mais uma vez na gastronomia atlântica e sempre com a tónica na sustentabilidade das espécies de peixe e marisco.

Prova disso é a utilização da garoupa da pedra dos Açores, um peixe muito abundante no arquipélago e que tende a ser gastronomicamente desvalorizado, mas que o chef – agora com a ajuda do recém-chegado Glediston Santos – faz questão de trabalhar em substituição de outras espécies consideradas em risco. Também dos Açores chega a anchova com bisque de milho doce, espigas assadas, berbigão em escabeche e tapenade de azeitona negrinha, um dos novos pratos principais.

As novidades estendem-se aos menus de degustação. O Maré é o mais completo (80 euros) e começa pelos espargos verdes, terminando num surpreende salmonete braseado. Já o Maresia (50 euros) propõe desta vez ostras do Sado com migas de amêndoa, flor de sabugueiro e alga wakame e garoupa da pedra dos Açores com tomate, patissons, cenouras do Poial na brasa e erva cidreira.

Na mesma onda de renovação da carta, o chef pasteleiro Claiton Fernandes criou uma sobremesa de morango e ruibarbo (em exclusivo para o menu Maresia) e um cremoso de leite e manjericão, azeite DOP transmontano e terra de vegetais (à carta). Na sobremesa do Maré, a Madeira revelou-se também arquipélago de inspiração para o chocolate Santo Domingo 70% com cremoso frio de banana da Madeira e sésamo negro.

 

Vinhos e cocktails

Francisco Guilherme é o novo escanção e promete reforçar a experiências vínicas à mesa. No bar, Fernão Gonçalves continua a destacar-se pela criatividade com um floral cocktail de vodka fizz (pepino, grey goose e licor St. Germain) decorado com flor de sabugueiro.


Percorra a fotogaleria para conhecer em detalhe 4 dos pratos da nova carta de verão do Pesca.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua da Escola Politécnica, 27 (Príncipe Real), Lisboa
Telefone
213460633
Horário
De terça a domingo, das 12h00 às 15h00 e das 19h00 às 00h00 (o bar funciona em horário contínuo das 12h00 às 00h00).
Custo
() Preço médio: 60€


GPS
Latitude : 38.7171642
Longitude : -9.149691899999993

Leia também:

Anote esta receita de sopa de peixe da Costa Verde
Receita de filetes de peixe-galo com molho de laranja
Crítica de Fernando Melo: Restaurante Pesca, Lisboa