Ílhavo: sabores do mar com vista para ria (e sobremesa grátis)

O Restaurante Clube De Vela, na Costa Nova, tem uma sala envidraçada virada para o canal de Mira. Fotografia: Maria João Gala/GI
O Restaurante Clube de Vela, na Costa Nova, reabriu, totalmente renovado e com vista ainda mais ampla sobre a ria de Aveiro. Mantém o tradicional peixe grelhado no carvão, juntando-lhe ainda marisco e carne maturada. Até 18 de junho, a sobremesa é oferta.

O Restaurante Clube de Vela, nascido há 26 anos na Costa Nova, em Ílhavo, acaba de reabrir ao público, totalmente renovado, pela mão de Manuel Almeida Santos, que assim concretizou um sonho antigo. O empresário, com longo percurso na restauração, há muito desejava tomar conta desta casa, famosa pelo peixe grelhado no carvão. O peixe fresco de mar continua em destaque, mantêm-se os arrozes, as cataplanas, a caldeirada de enguias e outras comidas de conforto tradicionais; mas agora também há marisco vivo e carnes (incluindo um Chuleton maturado), explica Manuel, na sala envidraçada, com vista ampla sobre a ria de Aveiro.

O proprietário, Manuel Almeida Santos.
Fotografia: Maria João Gala/GI

Marisco.
Fotografia: Maria João Gala/GI

O espaço, que por fora apresenta riscas vermelhas, azuis e brancas, em consonância com os típicos palheiros da Costa Nova, foi fundado por Joaquim Fonseca, cujas netas ainda lá trabalham, conta o novo proprietário, que entregou a cozinha ao irmão, o chef Wilson Almeida Santos, e à subchef Rosa Fonseca. O restaurante retomou atividade há menos de um mês, concluído o projeto de requalificação, a cargo do arquiteto José Ferreira, e com muitos cuidados face à pandemia – entre eles, um circuito de entrada e saída e ementas digitais.

É-se recebido com espumante e o que chega à mesa enche as medidas do início ao fim. As amêijoas à Bulhão Pato e os choquinhos fritos preparam a vinda de pratos mais substanciais, como os filetes de polvo panados com salada russa ou as línguas de bacalhau fritas com arroz de tomate.

Línguas de bacalhau fritas com arroz de tomate.
Fotografia: Maria João Gala/GI

E, para rematar, uma surpresa: como não houve festa de inauguração, até 18 de junho, a sobremesa é oferecida. Os doces têm sabor proporcional à beleza, como se constata provando as natas do céu, que levam natas feitas no momento e ovos-moles. Há ainda a travessa lambareira, com um misto de frutas e sobremesas da casa.

Cheesecake de frutos vermelhos e limão (com beijinho feito na casa).
Fotografia: Maria João Gala/GI

Cheesecake de frutos vermelhos, morgado do Buçaco, natas do céu e trilogia de citrinos.
Fotografia: Maria João Gala/GI

Elementos náuticos

A decoração inclui diversos elementos náuticos. Logo à entrada, há um quadro com nós; e na sala miniaturas de moliceiros, barcos tradicionais que eram usados para apanhar o moliço com que se estrumava a terra.

Por fora, o restaurante exibe riscas azuis, vermelhas e brancas, em consonância com os tradicionais palheiros da Costa Nova.
Fotografia: Maria João Gala/GI

Restaurante Clube de Vela
Avenida José Estêvão, Praia da Costa Nova, s/n.º, Ílhavo
Tel.: 234360250
Web: facebook.com/cvcnrestaurante
Das 12h às 18h e das 19h às 22h30. Encerra domingo ao jantar.
Preço médio: 30 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend