Há um novo paraíso da alheira para conhecer no Porto

A Tabafeira tem um novo espaço e uma nova carta, com pratos acabados de chegar e outros recuperados de ementas anteriores. Com alguns o chef até sonhou. O que não muda é o ingrediente base: a alheira.

A Tabafeira, que baseia as suas propostas na alheira de Mirandela, volta a provar a versatilidade daquele enchido tradicional na nova carta. O chef André Azevedo continua empenhado em «mostrar que a alheira não tem de ser um prato pesado e, misturada com sabores mais frescos, pode até ser leve».

André sonha, inclusivamente, com os pratos. Acorda de noite para tomar notas e, no dia seguinte, fecha-se na cozinha. «Muitas receitas resultam.» Foi o caso do scottish de alheira, uma das novidades do menu, inspirada nos scottish eggs, sendo que o ovo é envolto numa crosta de alheira picante, cereais e hortelã, e chega com batata-doce e molho agridoce.

Das novidades também fazem parte o strudel de alheira e a coroa de alheira vegetariana (além da alheira, feita de espargos, pão e cogumelos, contém massa folhada, molho de pimentos, vinho e café, entre outros ingredientes). O chef resgatou ainda algumas sugestões aconchegantes de cartas anteriores, como a açorda de alheira ou o empadão de alheira vegetariana, e manteve a francesinha de alheira picante.

Agora, os pratos são servidos no restaurante original, na rua do Morgado de Mateus, perto do Jardim de São Lázaro, e no que abriu, em junho, diante do Hospital de S. João. Chama-se Tabafeira S. João e nele André tem como sócios Pedro Monteiro e Sérgio Brandão, ambos ligados à área da decoração. Os olhos, já se sabe, também comem.

O resistente

O prato que deu nome à casa, a alheira à Tabafeira, nunca saiu da ementa. Inclui alheira de caça (de Mirandela), presunto, ananás, queijo parmesão e ainda salada.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

6 bares para se estar à lareira no Porto e arredores
Há uma nova francesinha de alheira no Porto
8 vinhos perfeitos para acompanhar com enchidos




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend