«Um espaço onde as pessoas se possam sentir como numa aldeia nórdica», é desta forma que Maria Kulagina descreve o Do Norte Café, uma enorme cafetaria que, ao lado do namorado Alexey Mikhaylov, abriu recentemente no início da Rua do Almada, no Porto. O projeto chega quase dois anos depois de o casal russo ter inaugurada a cafetaria Hungry Biker, na Rua das Taipas. Um lugar bem mais pequeno onde era «difícil arranjar mesa para grupos grandes». E esse foi um dos «problemas» que o casal quis eliminar nesta nova morada, que conta com um grande espaço interior e uma esplanada coberta nas traseiras com salamandra, perfeita tanto para dias de sol como de chuva.
Dentro ou fora, pede-se um dos dois brunches servidos todos os dias a qualquer hora, seis tostas, bowls de húmus ou quinoa, papas de aveia ou arroz, waffles, batidos de fruta e uma tarte de queijo russa, servida com caramelo salgado, morangos e banana. Isto porque era da vontade do casal que a inspiração do norte da Europa não se ficasse apenas pela decoração – rica em madeira e apontamentos que remetem para paragens mais frias, como os skis expostos na parede – mas que estivesse também presente na carta. A representar os países nórdicos está, por exemplo, o salmão fumado, que surge na tosta Royal e num dos menus de brunch.
Do Hungry Biker veio grande parte das bebidas. Está cá o café, os chás, os lattes – destaca-se o de gengibre e o de beterraba -, e o vinho a copo.
À semelhança dos pratos, que são caseiros, também a decoração foi, sempre que possível, feita pelo casal, família e amigos. As madeiras usadas vieram de Aveiro, as paletes – que na esplanada fazem as vezes de mesas e cadeiras – de Valongo, e o nome do café nas almofadas foi cosido pela mãe de Maria, que também trouxe os skis da Rússia para Portugal. Diversos armários foram encontrados em lojas de velharias e até as salamandras foram montadas por Alexey. O Do Norte acaba de abrir mas já tem várias histórias para contar.
FRENCH TOAST
Uma das tostas da carta é a norte-americana french toast, uma espécie de rabanada. Esta versão leva canela, morango, laranja, vinho do porto, mel, coco e chocolate.
Longitude : -8.61222280000004
Leia também:
Open Kitchen: Uma mercearia para petiscar no centro do Porto
Pizas, granel e brunch no novo espaço da Foz
5 cafetarias no Porto para comer «banana bread»