Sugestão do dia: provar as criações do novo Alentejo

Estremoz Gadanha Mercearia petiscos, cozinha alentejana Estremoz
Petiscos e vinho a copo são apenas uma das especialidades deste espaço alentejano. (Fotografia de Jorge Amaral(GI)
Nesta mercearia fina nasceu uma restaurante praticante de uma «nova cozinha alentejana», isto é, onde quem reina são os petiscos, enchidos e demais aplicações da carne de porco, de ervas aromáticas e outros preparados que traduzem o Sul à mesa.

O nome não está lá só porque é da moda. Antes de ser restaurante, já era loja de mercearia fina, com chás, conservas e, claro, vinhos. Entretanto, ao negócio de Mário Vieira juntou-se Michele Vieira, chef de mão cheia e sorriso contagioso, que ali instalou a sua cozinha – uma nova cozinha alentejana, se quisermos, feita de petiscos, de enchidos e demais aplicações da carne de porco, de ervas aromáticas e outros preparados que traduzem o Sul à mesa, sabores de velha guarda com o apuro da nova escola.

A mercearia continua lá, a fazer as honras de sala de espera, mas os vinhos tomaram conta do resto da casa, assim como os pormenores de ambiente alentejano – o chão de terracota, os saquinhos de pão que dão as boas-vindas à mesa ou a grande chaminé, que agora serve de recato a uma das mesas mais concorridas do restaurante. Os vinhos são todo um capítulo em si: preços de garrafeira, seleção de vinhos a copo com novidades constantes, a recomendação informada de Mário, e uma lista que põe em primeiro lugar as adegas de Estremoz, sem perder o resto do Alentejo de vista.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Quinta do Quetzal: vinho, mesa e arte na Vidigueira
Comprar produtos do interior português no Intendente
A nova mercearia de Oeiras tem sabores de todas as regiões




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend