Fifty Seconds: chef Filipe Carvalho lança novo menu com produtos da estação

Pombo royal, chutney de maçã e funcho, raviollii recheado com duxelle de cepes e molho Périgord, um dos novos pratos da carta do Fifty Seconds. (Fotografia: DR)
Carabineiro, pombo royal e romã são alguns dos novos protagonistas da carta do Fifty Seconds by Martin Berasategui, o restaurante liderado pelo chef residente Filipe Carvalho no topo do hotel Myriad, no Parque das Nações, em Lisboa.

Uma sublimação dos produtos de outono pelas mãos do chef Filipe Carvalho – considerado Chef de L’ Avenir, em 2020, pela Academia Internacional de Gastronomia – é o que se pode esperar do novo menu do Fifty Seconds by Martin Berasategui, o restaurante de luxo no topo da Torre Vasco da Gama, no Parque das Nações, em Lisboa.

Os novos pratos exaltam produtos nobres da nova estação, como o carabineiro (grelhado, com alho negro e puré de limão meyer), o pombo royal (com chutney de maçã e funcho, raviolli recheado com duxelle de cepes e molho périgord) e o salmonete (com escamas crocantes, cevadinha de açafrão e limão, gamba do Algarve e jus do próprio).

O chef Filipe Carvalho na cozinha do Fifty Seconds. (Fotografia: DR)

Já a pescada “al pil pil” com croutons de pão e alho frito surge com uma nova apresentação, mais outonal. As novidades podem ser provadas à carta e nos menus Fifty Seconds (nove momentos) e Degustação (14 momentos). Nos pedidos especiais de menus com trufa, Filipe Carvalho inclui ainda um prato de lagostim do mar com foie gras poêlé, consomé de aves aromatizado com Armagnac e jus de trufa Melanosporum.

Nas sobremesas, a pasteleira Maria João Gonçalves aposta numa reinterpretação da tarte tatin na forma de maçã, gelado de baunilha com trufa negra e noz pecan (e massa folhada quebrada por cima) e na romã, típica desta época, com framboesa e amêndoa. Os menus de degustação incluem também petit-fours para acompanhar um vinho digestivo ou café.

A harmonização vínica, solicitada à parte, é composta com mestria a partir de uma vasta garrafeira visível na sala do restaurante e que conta com cerca de 50% de vinhos internacionais. O vinho exclusivo do restaurante, apresentado sob a marca Divai, é feito pelo enólogo Luís Duarte e remete para o terroir de Reguengos de Monsaraz.

Filipe Carvalho, aveirense de 35 anos, trabalha há três como chef residente do restaurante e revela ter sempre margem – e incentivo por parte do chef Martin Berasategui, natural de San Sebastian – para criar uma identidade gastronómica própria naquele espaço. Em 2020, foi distinguido como um dos mais promissores jovens chefs do panorama português e internacional pela Academia Internacional de Gastronomia.

A sala do restaurante tem vista panorâmica sobre Lisboa. (Fotografia: DR)

O restaurante, galardoado com uma estrela Michelin logo no primeiro ano de abertura, abriu há três anos no topo da Torre Vasco da Gama, a 120 metros de altura, com o nome a remeter para os 50 segundos de duração da viagem de elevador feita desde o piso térreo até ao restaurante, onde a vista sobre o rio Tejo e toda a zona oriental da cidade de Lisboa é impressionante.

À chegada, os clientes encontram um ambiente que vai mudando conforme a luminosidade das diferentes horas do dia, mas onde se destaca sempre o brilho do cobre e dos azuis fumados da decoração, assinada pelo arquiteto de interiores Nuno Rodrigues e as suas equipas Metrobox e Stabörd. É recomendado marcar previamente a refeição, tendo em conta a lista de espera de algumas semanas.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend