Comida e literatura, é desta combinação que vive a partir de agora o novo Book no lugar da anterior Cantina da Estrela. Na sala, redecorada, há livros em cima dos móveis e na zona de sofás onde se pode aguardar a refeição e pôr a leitura em dia, desde que com alguma delicadeza – o mais antigo da biblioteca do hotel é do século XVIII e já se desfaz nas mãos.
O novo capítulo escreve-se na carta renovada pelo chef Diogo Conde, que chegou ao restaurante em abril depois de ter passado pelo Hotel Quinta da Marinha e pelo Pestana Palace. O bacalhau escalfado em vinho do Porto com migas de grão-de-bico, couve portuguesa e broa de milho é uma das novidades, tal como a perna de pato em vinho verde tinto e risoto de alheira e rosmaninho.
Nesta cozinha portuguesa com toque contemporâneo o chef não deixou, porém, de manter os clássicos que já conquistaram clientes desde os tempos da Cantina da Estrela. É o caso do polvo grelhado com batata-doce e do bife do beijinho com tempero à Bairrada, com salada verde, espargos e acompanhado de batatas fritas às rodelas.
O suficiente para deixar espaço ainda para duas das sobremesas mais afamadas da zona: a mousse de chocolate com pedaços de salame e gelado de salame de chocolate da Artisani e o Melhor Pão de Ló do Universo (é mesmo assim que se chama), com o creme a babar-se no prato. E que se pode levar em tamanho grande para casa, tal como os livros do Book, na condição de deixar lá outro para a troca.
Longitude : -9.159500699999967
Leia também:
Um hotel onde se acende a lareira para olhar o Atlântico
Aprenda a fazer este arroz cremoso de línguas de bacalhau
Novos cachorros para provar na Baixa do Porto