Lisboa tem um novo brunch feito em “laboratório”

A Lab Padaria Portuguesa nasceu em fevereiro, nas Avenidas Novas, com uma decoração a demarcar-se das restantes lojas do grupo, mas também com novidades gastronómicas. Uma delas é o novo brunch.

O chão não é de mosaico hidráulico, o balcão não é preto com ditados populares, nem o pão é feito segundo métodos industriais. Na nova Lab Padaria Portuguesa que abriu na Avenida da República, a 26 de fevereiro, há muitas diferenças em relação às restantes lojas da marca. A começar pelo espaço (todo branco, a aproximar-se do ambiente das antigas padarias) e a acabar no brunch, uma das novidades que acompanhou a abertura deste laboratório de panificação e pastelaria da Padaria Portuguesa, aberto ao público.

Esta refeição é apenas servida ao fim de semana, entre as 09h00 e as 16h00 e, apesar de o pedido acontecer ao balcão, os quentes vão sendo levados à mesa conforme saem da cozinha. Logo ao início é pedido ao visitante que opte entre os ovos turcos ou com salmão em pão brioche. Já não é segredo que os primeiros têm merecido destaque no brunch. Levam iogurte natural, temperado com alho e especiarias, duas fatias finas de pão, ovos escalfados e são um consolo para o estômago.

É preciso escolher ainda entre as leves panquecas de ricotta regadas a xarope de ácer e o porridge, umas papas de aveia de cúrcuma e fruta; e ainda selecionar a bebida quente e o sumo natural que integra o brunch. Há sempre três à escolha e um deles é o já conhecido multivitaminas.

Através das vitrinas é possível observar o trabalho no laboratório de pastelaria. É aqui que acontecem os testes para os bolos novos da Padaria Portuguesa.

Não podia faltar, claro, o pão de fermentação longa desenvolvido pelo padeiro Paulo Cardoso, até porque este é uma das grandes novidades do Lab, além dos novos bolos que ali são produzidos. O laboratório de panificação está precisamente à vista do público para que este possa acompanhar o processo e assistir ao desenvolvimento do pão de fabrico artesanal, preparado apenas com três ingredientes: farinha, água, sal e um extra, a massa-mãe (uma massa natural cujas leveduras têm função semelhante à do fermento).

O Lab Padaria Portuguesa têm cinco pães artesanais à venda, dos quais dois são incluídos no brunch, o de mistura e a doce broa de milho. No mesmo prato vem ainda um croissant, compota, manteiga, pasta de abacate, queijo e charcutaria. Por 16 euros, sai-se de barriga cheia, e ainda é possível adicionar extras ao brunch ou até partilhá-lo, no caso de querer uma refeição mais leve.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Avenida da República, 39 (Saldanha), Lisboa
Telefone
217931571
Horário
Todos os dias das 07h às 21h. Brunch aos sábados, domingos e feriados das 10h às 16h
Custo
(€) Preço médio da refeição: 10 euros por pessoa


GPS
Latitude : 38.7376475
Longitude : -9.146061799999984

 

Leia também:

Os pães doces da Malásia chegaram a Portugal. Saiba onde
8 restaurantes para comer à grande e à alentejana em Lisboa
Onde comer bom leitão assado em Lisboa e no Porto

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend