No Seixo by Vasco Coelho Santos, em Tabuaço, há comida que não complica

Rodovalho na brasa, um dos pratos do menu do Seixo by Vasco Coelho Santos, no Pinhão. (Fotografia de (Leonel de Castro/GI)
Longe do Porto, o restaurante de Vasco Coelho Santos, nas encostas do Douro, a um passo do Pinhão, refresca a carta sem fugir da tradição e dos sabores regionais. Numa quinta onde se produzem vinhos da Sandeman, a viagem à mesa pode ter abóbora, enchidos, bacalhau, vitela e leite-creme.

O Seixo é a lança de Vasco Coelho Santos nas encostas do Douro. Em Tabuaço, com o Pinhão ali à frente, na curva do rio, rumo a nascente. O criador dos portuenses Euskalduna, Semea e Kaigi chegou àquele território rodeado de vinha em parceria com a Quinta do Seixo – Sandeman, cujo centro de visitas e adega dista escassos metros do restaurante.

Regressado de férias no final de janeiro, o Seixo by Vasco Coelho Santos refrescou q.b. a carta, sem se desviar dos preceitos que orientam a cozinha chefiada por Teresa Cruz: alimento de memória, de tradição, sabores essencialmente regionais. Com atenção, hoje em dia inevitável, à sazonalidade das matérias-primas e à sustentabilidade do seu uso. E se o peixe e o pão de massa mãe são trazidos da Invicta (da Peixaria e da Ogi, respetivamente, mais dois estabelecimentos do Grupo Euskalduna), as carnes têm a mais local, recomendável e inevitável das proveniências: o talho Qualifer, a um passo da estação ferroviária do Pinhão, um singular santuário do fumeiro (e não só) cuja reputação e clientela e muito extravasam estes montes e vales.

(Fotografia de Leonel de Castro/GI)

Numa sala ampla e não sobrecarregada de mesas, de teto inclinado, calorosa e em tons claros, onde o forno a lenha tem papel de estrela, é possível explorar-se uma carta generosa nas entradas partilháveis e sucinta no que se lhes segue. No primeiro passo (quer dizer, no segundo, passado o pão exemplar e o azeite intenso da Casa Ferreirinha), pode-se aderir à “Abóbora e queijo”, de uma aparente simplicidade de processos e de elenco mas com um resultado eloquente: há pão e amêndoas torrados, testemunhas do casamento feliz da abóbora Hokkaido com queijo São Jorge (e, de raspão, tomilho). Se se optar por ligação direta à carne, eis a “Cabeça de xara”: a proteína desfaz-se ao toque, a couve passou pela brasa e é um primor, sente-se o contraponto dos pickles de cebola e da pera, esta vinda da própria Quinta do Seixo.

Nos pratos de peixe, e além do “Bacalhau à Zé do Pipo”, presença duradoura na carta, a aposta da estação vai para o rodovalho na brasa, preparado sem invenções e servido com batata e brócolos e limão também na brasa, tudo aconchegado em manteiga fumada, ervas e alho. É comida que não complica, um mantra que se estende aos pratos de carne, onde se experimenta a “Vitela e arroz de forno a lenha” – uniformemente tostado, o cereal faz de cama à vitela, cozida toda a noite, e sobre ele também há couve lombarda e tomate (belo toque ácido) assados.

A chef Teresa Cruz. (Fotografia de Leonel de Castro/GI)

Vitela com arroz de forno. (Fotografia de Leonel de Castro/GI)

A generosa carta de vinhos, é bom de ver, aposta boa parte das fichas no Douro, mais um punhado diverso de incursões pelas Beiras, Bairrada, Dão, Alentejo, Lisboa, Verdes e Rosé. Bebeu- se o tinto Casa Ferreirinha Vinha Grande 2020, adaptável à variedade de pratos.

As sobremesas, no Seixo, também olham para a tradição, com judiciosas e subtis atualizações. O leite-creme, suave, tem o contributo do alecrim. A torta de chocolate, com mousse, flor de sal e geleia de melancia e ameixa, consegue ser fresca e gulosa. O “Pão de ló e queijo de cabra” chega na (pequena) dose certa. O Porto Sandeman 40 Anos, servido a baixa temperatura, ampara a digestão, remetendo diretamente para a infinda paisagem verde que está para lá das portadas do restaurante, bem como para a casa das máquinas da Quinta do Seixo contígua, onde vinho assim dá os primeiros passos, antes de seguir para os armazéns em Vila Nova de Gaia para que o tempo lhe complete o corpo.

(Fotografia de Leonel de Castro/GI)


Seixo by Vasco Coelho Santos
Quinta do Seixo, Valença do Douro, Tabuaço
Tel. 937 021 206
Das 12h30 às 15h30. Não encerra
Preço médio: 50 euros (entrada, prato e sobremesa)


Quinta do Seixo
Tel. 937 850 312
Visitas das 10h30 às 18h30 (última visita 17h45). Não encerra
Preço: 23 euros (50 minutos)


 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend