O chef Rui Silvestre, que em dezembro último anunciou a sua saída do cargo de chef executivo do restaurante Vistas, no Monte Rei Golf & Country Club, em Vila Nova de Cacela (Vila Real de Santo António), é agora o novo chef executivo do restaurante Fifty Seconds, no topo da Torre Vasco da Gama, no Parque das Nações, em Lisboa. A novidade foi anunciada numa conferência de imprensa esta quinta-feira, 11, no hotel Myriad by Sana.
“Foi muito fácil aceitar este desafio. Fiquei orgulhoso. Poder estar num palco desta dimensão e assumir um projeto destes é motivador, causa algum nervoso miudinho, mas as ambições são muitas”, começou por partilhar o chef, na presença da sua equipa de cozinha e dos jornalistas. Agora, diz, “o principal desafio é conseguir honrar os cinco anos de história do Fifty Seconds, que se tornou uma referência a nível nacional, europeu e internacional”.
Focados em “cimentar” e dar continuidade ao trabalho feito nos últimos cinco anos pelos chefs Martin Berasategui e Filipe Carvalho – que saíram no final do ano passado -, tanto Rui Silvestre como a sua equipa procurarão agora imprimir o seu cunho e estilo pessoal no Fifty Seconds, de forma a manter segura a “clientela de Lisboa. “Antes de sermos internacionais, temos de ser locais”, disse o chef na apresentação deste novo capítulo de 2024.
O estilo de cozinha, esse, permanecerá inalterado, explicou Rui Silvestre. “A minha cozinha é conhecida por ser muito à base de peixe e marisco e por honrar a história portuguesa e o que os portugueses conseguiram conquistar lá fora, na chamada diáspora. Vai continuar a ser a mesma, com a evolução natural que a idade permite e a experiência também”. No novo menu, com 14 momentos, também haverá carne, mas 95% dos pratos serão de peixe e marisco. O grupo Sana anunciou já alguns dos pratos que os clientes poderão provar: ouriço do mar, caldo de cebola caramelizado e caviar imperial gold; caril de carabineiro, alho negro e achar de limão confitado; e atum rabilho, caviar oscietra, wasabi e couve-flor.
Na operação, o chef contará com muitos dos elementos que já estavam com ele no Vistas, também com uma estrela Michelin, no Monte Rei Golf & Country Club. “Para mim foi muito importante [estar acompanhado pela equipa que já estava comigo no Algarve]. É primordial termos pessoas em quem confiamos e eu confio a 100% nestas pessoas para continuarmos este projeto gastronómico”, elogiou. A seu lado estarão o chef de cozinha Leandro Lopes, a souschef Soraia Neves, Patrícia Godinho como chef pasteleira, o sommelier Marc Pinto, e Rui Monteiro como chef de sala. A restante equipa mantém-se.
Rui Silvestre nasceu a 25 de julho de 1986 em Valongo, próximo do Porto, filho de mãe moçambicana e com uma avó indiana. Aos 10 anos mudou-se com a família para Portimão, onde estudou na escola de hotelaria. Entrou no mundo da cozinha aos 20 anos e começou por trabalhar num restaurante em Carvoeiro, tendo um ano depois viajado para França, onde trabalhou nos restaurantes La Ferme de Saint Simion (1 estrela Michelin) e Christophe Baquie (3 estrelas Michelin).
Em 2009, faz parte da equipa do restaurante Costes, o primeiro restaurante na Hungria a receber uma estrela Michelin. Seguiu-se, em 2011, uma temporada em Paris, no conhecido restaurante George V. Um ano depois, aceitou um novo desafio e mudou-se para a Suíça, para chefiar a cozinha do restaurante Margaux, onde ficou até 2014. No início de 2015 ganhou a primeira estrela Michelin no Bon Bon, no Carvoeiro, sendo então o mais jovem chef português a consegui-lo, com 29 anos.
Em 2018 passou para o restaurante Vistas, no sotavento algarvio, e foi responsável pela primeira estrela do Guia Vermelho daquela região. No final de 2023, tornou público a sua saída, assumindo agora o projeto do restaurante Fifty Seconds, instalado a 120 metros de altura no topo da Torre Vasco da Gama, no Parque das Nações, em Lisboa. O nome advém do tempo que os elevadores levam da base da torre ao último andar: 50 segundos apenas. O restaurante inaugurará este novo capítulo a partir do dia 5 de março.
Sobre as ambições Michelin, o chef partilhou que o objetivo é manter a estrela obtida em 2019, e não esconde o que já tinha veiculado acerca da sua ambição de um dia vir a conseguir três estrelas. Esta novidade sabe-se a poucos dias da realização da primeira gala do Guia Michelin exclusiva para Portugal, no NAU Salgados Palace & Congress Center, em Albufeira, dia 27 deste mês – na qual Rui Silvestre ficará responsável por coordenar o jantar servido aos convidados.
O restaurante Fifty Seconds abriu em 2018, com a assinatura do chef basco Martin Berasategui, então o mais estrelado de Espanha – 10 estrelas Michelin no total. Como chef residente estava, há cinco anos, Filipe Carvalho, que em novembro do ano passado anunciou a sua saída do projeto, para assumir o futuro restaurante de peixe e marisco do grupo JNcQUOI, na Avenida da Liberdade, em Lisboa.