Chef André Rebelo: uma horta com esplanada e vista

Chef André Rebelo na horta do seu restaurante.
A procura de um caminho cada vez mais biológico e sustentável levou André Rebelo a criar uma horta para reforçar o restaurante do hotel You And The Sea. Ali, nascem abóboras, batatas-doce e couves com vista para o mar.

Dois anos depois de abrir portas, o quatro estrelas You And The Sea, na Ericeira, aposta num novo espaço ao ar livre que junta esplanada, petiscos, bebidas, rampa de skate, campo de futebol, galinheiro, zona infantil, gaivotas criadas por Bordalo II e uma horta biológica, com vista para o mar.

É junto a este La Barraque, que inclui um passadiço direto do hotel para a Praia do Sul e só está disponível para hóspedes, que o chef André Rebelo cultiva os frescos que usa na cozinha do Jangada, o restaurante do hotel, aberto a todos.

(Fotografia de Daniel Matias©)

André encara a horta como uma inevitabilidade do caminho que segue a gastronomia. “É fácil de perceber que a evolução da cozinha passa por ser cada vez mais biológica e autossustentável. Em Lisboa é mais difícil consegui-lo, mas aqui na Ericeira temos espaço para o fazer”, explica o chef.

Os legumes “mais resistentes e que aguentam melhor um clima mais alternativo” dão-se bem por estas bandas, casos do nabo, da couve-coração, das favas e do milho, mas também da abóbora, que serve de prato vegetariano, assada com mascarpone e arroz selvagem, e da batata-doce, que acompanha o ceviche de corvina num puré.

O tomate e o manjericão são fortes aliados para a base das pizas, que também se fazem aqui em forno a lenha, mas André Rebelo também cultiva melancias, cebolas, morangos e ervas aromáticas, por exemplo.

A diferença rapidamente se fez sentir. “Para além de o sabor ser diferente, dá-me muito mais gozo ter uma cozinha assim”, adianta o chef, que terá nova carta em outubro. Até lá, o restaurante do hotel You And The Sea traz à mesa, a qualquer hora, pratos como o tenro pica-pau de alcatra, os croquetes de pato ou o arroz de sapateira e camarão tigre, a definição de conforto.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo. Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend