Café numa loja de ferragens do Porto, porque não?

O Pátio Bonjardim, no Porto, é a mais recente dimensão da centenária Bernardino Francisco Guimarães. Um enigmático painel de azulejos, com a mesma idade da casa de ferragens, marca o espaço.

O painel de azulejos, qual manta de retalhos, poderia ter sido ali colocado hoje, mas remonta, pelo menos, a 1900, ano de fundação da Bernardino Francisco Guimarães. É a peça que marca o novo espaço da conhecida loja de ferragens na Baixa do Porto. O Pátio Bonjardim abriu em outubro, tem interior e exterior, e serve refeições ligeiras no horário de funcionamento da casa-mãe.

«Tentamos acompanhar as tendências. Evoluímos para a decoração e para os móveis em segunda mão e, agora, esta cafetaria é a cereja em cima do bolo», conta Alexandra Oliveira, quarta geração da família e quem gere, com a mãe e uma tia, a loja.

No Pátio, tem como sócia a prima Marta Bessa. «Foram muitos os clientes que nos desafiaram. Porque não? Faz sentido», concretiza. O pátio já tinha sido um armazém de stocks e há cinco anos que acolhia os encontros da família – que ainda vive por cima da loja –, ao fim de semana.

«Tudo o que está na lista pode ser servido a qualquer hora do dia. Das tostas – chamamos-lhes “dobradiças” – às tábuas para picar, passando pelos bolos caseiros e pelos chás frios», enuncia, por seu turno, Marta Bessa. As tostas em pão alentejano e os bolos à fatia estão em destaque na carta que a irmã nutricionista, Mariana, elaborou. Há a tosta de presunto, a de frango, a de salmão e a vegana. E entre os bolos que são receita de família há o de cenoura com cobertura de chocolate, o de noz e marmelada, e o de iogurte com framboesa.

A mobília foi reciclada ou saiu da loja (e, nesse caso, continua à venda) e por todo o lado há apontamentos de ferragens. O pátio propriamente dito é acolhedor, abrigado e, garante Alexandra, «muito soalheiro à hora do almoço». Para aquecer o corpo quando o outono chegar.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua do Bonjardim, 404 (Baixa), Porto
Telefone
222002655
Horário
Das 09h30 às 19h00; sábado, das 10h00 às 13h00. Encerra ao domingo.


GPS
Latitude : 41.14983768031998
Longitude : -8.609397871163992

 

Leia também:

8 casas recheadas de doces imperdíveis na baixa do Porto
A nova loja de Luís Buchinho tem vista renovada para o Porto
Caves do Vinho do Porto: quem as viu e quem as vê