A nova loja de Luís Buchinho tem vista renovada para o Porto

Luís Buchinho deixou a Rua de José Falcão para se instalar num prédio restaurado da sua rua favorita da cidade, a trabalhar com vista (e à vista) da Baixa. Lá dentro impera a nova coleção outono-inverno do criador português, disponível na íntegra.

Duas montras enormes, com luzes brancas, fazem parar quem passa. Esta é apenas uma das características da nova loja de Luís Buchinho, instalada agora na Rua Sá da Bandeira. Depois de dez anos de portas abertas não muito longe dali, apesar de tudo, na rua José Falcão – e do contributo que deu para a revitalização daquela zona da cidade – o criador deixou para trás uma área pejada de bares e restaurantes e aventurou-se na Sá da Bandeira, que considera ser «uma zona muito nobre, mas que está um pouco esquecida».

Mas é enorme o carinho que tem por ela. «Tem dos prédios mais bonitos da cidade, ficou maravilhosa com estas árvores, tem passeios largos, que são raríssimos, e é muito prazenteira para comércio», diz. A escolha da loja deveu-se sobretudo às montras enormes, que o espaço anterior não tinha, e ao facto de não ter estacionamento à porta. Já os semáforos, que estão perto, revelaram-se úteis. «Os carros param e normalmente as pessoas aproveitam sempre para ver a montra». E se a rua pode ver melhor o trabalho de Luís Buchinho, também ele pode ver bem a rua, a partir do sue ateliê no primeiro andar.

Por dentro, o espaço é amplo, cheio de luz natural e a arquitetura dos anos 1970 contrasta com a modernidade das peças que se querem, não obstante, intemporais. O piso de madeira, o teto de cortiça e as paredes de cimento foram mantidas, por opção do arquiteto António Cabral Campello, que fez questão de respeitar a arquitetura original. Criado do zero para este espaço, há um cortinado que serpenteia pela loja, criando divisões, e um sofá vermelho para se fazer uma pausa no meio das compras.

 

A NOVA COLEÇÃO

This is the sea é o nome da coleção de outono/inverno que está disponível integralmente na loja, até fevereiro do próximo ano. É fortemente inspirada pelo litoral português, «com todo o seu universo de pescadores, rochas, mar, cores cinzentas», afirma Luís Buchinho. A coleção tenta transmitir «um litoral agreste, de uma vida dura», recorrendo a uma paleta de cores bastante sóbria, ligada ao vestuário masculino dos pescadores. Há, por isso, flanelas, padrões axadrezados, calças curtas, botas-galochas, camisolas estampadas e casacos quentes. E referências pessoais como a data de nascimento do estilista, que está estampada numas leggings, e o nome de uma traineira, A Estrela da Galé. Lã, cabedal, nylon e seda são os principais materiais desta coleção que é um elogio ao mar.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Sá da Bandeira, 812 (Baixa)
Telefone
222012776
Horário
Das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00; sábado até às 18h00. Encerra domingo e segunda.

Website

GPS
Latitude : 41.1503141
Longitude : -8.607173699999976

 

Leia também:

Roupa personalizada e decoração do Bali no Porto
Nortenha 11: a nova loja que só vende roupa minimalista
8 casas recheadas de doces imperdíveis na baixa do Porto