Convívio: renasceu o icónico café dos estudantes em Aveiro

Em Aveiro, o Café Convívio reabriu para uma segunda vida, depois da demolição da primeira casa, aberta em 1973. No espaço novo, mesmo ao lado, há uma decoração moderna cheia de memórias e a mesma cozinha de conforto.

O Café Convívio, icónica casa de petiscos, bilhares e ponto de encontro dos estudantes de Aveiro, tem uma nova casa, ao lado do lugar onde esteve durante quase 45 anos. Demolido o prédio cujo piso térreo ocupava, reabriu mesmo ao lado, num espaço criado de raíz, com uma decoração moderna e desafogada, mas cheio de memórias do antigo lugar – e, sobretudo, com a mesma carta de cervejaria que aconchega alunos dos liceus e da universidade desde 1973.

O longo balcão foi inspirado no antigo. As grandes lâmpadas são as mesmas, assim como mesas e cadeiras. Maria Luísa e Manuel Azevedo fizeram questão de levar, com estas peças, algum do carácter do antigo café, que as arquitetas responsáveis pelo projeto incluíram na nova decoração. Há dois espaços – a cafetaria logo a seguir à porta da rua e a sala de restaurante – divididos por uma zona de jogos, com três bilhares que também são os antigos, que foram restaurados.

O balcão corre ao longo de toda a sala, que não tem propriamente barreiras, mas colunas ligadas por cordas cruzadas que, ao evocar a vocação marítima de Aveiro, fazem as vezes de paredes. O espaço termina numa esplanada onde, mal passe o inverno, haverá 60 lugares a juntar aos 120 do interior – e uma parede decorada com as antigas letras com o nome do café em néon vermelho.

O casal proprietário encarou a reabertura do Convívio como um legado. «É a referência da cidade como o café dos estudantes», afirma Maria Luísa, que cedeu a exploração da casa a quatro sócios, entre eles o chef Flávio Morais, que há muitos anos lidera a equipa de cozinha do Convívio. É da sua responsabilidade a carta que, a cada dia da semana, sugere um prato base para almoço, a dias certos: bacalhau frito ou com natas, arroz de pato e arroz à marinheiro, cozido, carne de porco à alentejana e picanha, incluídos num menu de cinco euros.

À carta, do meio-dia até passar da meia-noite, há sempre os petiscos clássicos de cervejaria, como a francesinha da casa, uns croquetes de grande fama na cidade, bolinhos de bacalhau e rissóis e ainda kebab. O generoso bolo de bolacha é uma das sobremesas mestras, com toda esta robusta comida a ser feita, de raíz, na cozinha do chef Flávio. Tudo para acompanhar com cerveja e uma pequena carta de vinhos aprovados pelo gosto dos clientes. E para saborear, em dias de bola, com os olhos postos num dos vários e estratégicos ecrãs gigantes na parede.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Aires Barbosa, 7, Aveiro
Telefone
234195699
Horário
Das 8h00 às 2h00. Encerra domingo.
Custo
() Preço médio: 10 euros (à carta); menu de almoço 5 euros


GPS
Latitude : 40.6340528
Longitude : -8.648370999999997

 

Leia também:

O leitão e espumante da Bairrada estão na rua em Aveiro
Já abriu o primeiro restaurante mexicano de Aveiro
Boa comida e bem-receber no novo restaurante de Aveiro




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend