A Casa no Campo, com cabrito e bacalhau na broa, é um consolo na serra da Freita

O bacalhau na broa. (Fotografia: Maria João Gala / Global Imagens )
A localização, numa encosta da serra da Freita, em Arouca, confere ao restaurante Casa no Campo uma vista privilegiada. Ali, saboreia-se tudo sem pressa: pratos como cabrito, vitela, posta ou bacalhau na broa, mas também a paisagem.

A vista é um dos trunfos da Casa no Campo, restaurante familiar nascido no lugar de um antigo palheiro, na aldeia de Espinheiro, no alto da freguesia de Modes, Arouca. “É um sítio onde as pessoas gostam de ficar a descansar e a apreciar a paisagem um retiro fora da confusão”, diz Maria de Fátima Tavares, que com o marido, Manuel, conduz os destinos do projeto. Àquele ponto, numa encosta da Serra da Freita, chegam muitas pessoas de fora do concelho, sobretudo ao fim de semana – com a Ponte 516 Arouca, a nova ponte pedonal suspensa, a impulsionar as visitas, nota.

No inverno, a lareira dá um aconchego extra à casa, mas para conseguir lugar, ainda mais perto do lume, convém fazer reserva. O espaço tem também um anexo algo recente, sem esquecer o jardim onde alguns gostam de comer mesmo nesta altura.

Só há algo que não mudou naquele restaurante rodeado por montanhas, com dois parques de estacionamento, foi a ementa, assente em pratos como o cabrito, a vitela assada, a posta de Arouca grelhada, os rojões com castanhas ou o bacalhau na broa. Por encomenda, também se faz arroz de cabidela ou galo assado no forno, explica Maria de Fátima, que se encarrega da cozinha. De vez em quando, lá apresenta uma sobremesa diferente para juntar às clássicas: leite creme, mousse de chocolate (“caseira”, sublinha), sericaia ou a tradicional sopa seca, um doce feito com pão, açúcar e água do cozido, que ali também leva mel.

A sala com lareira. (Fotografias de Maria João Gala/GI)

 

Património geológico
A serra da Freita reúne vários geossítios (sítios de interesse geológico) do Arouca Geopark: das pedras parideiras à Frecha da Mizarela, a cascata mais alta de Portugal continental.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend