A receita de babá com rum da chef Justa Nobre

A maioria das grandes criações culinárias nasceu por acidente, e depois mereceu a ratificação do público, incluindo chefs de renome. Hoje é a vez da pastelaria.
Babá com rum
(para 4 pessoas)

Massa
– 180g farinha de trigo
– 20g açúcar
– 4g sal
– 10g fermento de padeiro
– 8g leite
– 2 ovos
– 1 gema de ovo
– 60g manteiga

Receita
– Juntar a farinha o açúcar e o sal na batedeira, dissolver o fermento com o leite morno e adicionar a mistura anterior, depois juntar os ovos batidos lentamente e a manteiga em 3 vezes até a massa estar homogénea.
– Deixa-se repousar a massa 30 minutos.
– Dispõe-se a massa nas formas previamente untadas e deixa se levedar até que dobrem de volume.
– Coze-se os babás em forno previamente aquecido a 180ºC durante 20 minutos.

Calda
– 500g açúcar
– 2dl rum
– 1 pau de canela
– Junta-se tudo e deixa se ferver até aos 114ºC. Regam-se os babás e reserva-se.

Creme
– 500ml natas
– 50g açúcar
– 1 fava tonka
– Bate-se as natas, junta-se o açúcar e a fava tonka.

Empratamento
Retira-se a tampa do babá em forma cilíndrica, recheia-se o mesmo com o creme de fava tonka e dispõe-se a tampa na lateral. Pode ser servido com um sorvete a gosto e frutos vermelhos.

 

Crónica do crítico Fernando Melo
Stanislas Leszczynski, rei deposto da Polónia, era o sogro de Luís XV de França, exigente na mesa e trato, e perante as saudades de um doce da sua terra natal, acabou por inovar, e como. Nas suas muitas manobras e receitas, conseguiu convencer a cozinha do seu palácio parisiense a fazer o bolo húmido de passas que na Polónia se servia regado com vinho húngaro doce de Tokay e acompanhado por compota de alperce. O puzzle era de difícil solução, tanto pela distância geográfica como pela exiguidade de ingredientes. Coincidência incrível, uma das ajudantes de cozinha era uma camponesa vinda da Polónia e conhecia bem a receita, que adaptou. Em vez do vinho húngaro doce usou rum das caraíbas para humedecer o bolo e produziu a compota com frutos locais. Agradou tanto que lhe chamou Babá – camponesa – com rum. Nascia assim o babá com rum que hoje conhecemos como cupcake individual. A chef Justa Nobre, do À Justa, em Lisboa pratica desde sempre a receita e hoje partilha-a connosco. Para executar, experimentar e variar.

 

Leia também:

O lombinho de borrego com puré de castanhas da Justa
Receita de garoupa com feijoca de Justa Nobre
Receita de camarões com alhinho de Justa Nobre




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend