Receita de camarões com alhinho de Justa Nobre

Da protocolar e vezeira preparação “al ajillo” dos nossos vizinhos, reconfigurou-se de inúmeras formas o camarão com azeite e alho que exploramos com sorriso e garfinho no início da refeição. A chef Justa Nobre desenvolveu receituário novo para o igualmente novo À Justa, na Ajuda e publicamos a sua primeira receita nesta secção.
Camarões com alhinho e telha de paprika
(4 pessoas)

Ingredientes
– 32 camarões
– 50g alho chinês
– Sal q.b.
– Brandy q.b.
– Manteiga q.b.
– Azeite q.b.

Preparação
– Ritar os camarões em azeite temperados de sal, de seguida flamejar com o brandy.
– Juntar o alho chinês e emulsionar o molho com a manteiga.
– Reservar.
Telhas de paprika

Ingredientes
– 125g manteiga
– 125g açúcar em pó
– 190g farinha
– 5 claras de ovo
– 40g paprika
– 5g sal
– 5g alho granulado

Preparação
– Bater a manteiga com o açúcar até obter uma mistura branca.
– Adicionar um pouco das claras previamente batidas e em seguida a farinha com as especiarias.
– Por fim juntar o resto das claras e dispor a mistura num tabuleiro forrado com papel antiaderente e cozer em forno pré-aquecido a 140ºC durante 20 minutos.
– Dispor-se as gambas com o seu molho no prato desejado intercalando com as telhas de paprika.

Perfil de Justa Nobre
Figura incontornável da gastronomia nacional, a chef Justa Nobre abriu há um ano o restaurante À Justa, no qual oferece receituário criativo ao mesmo tempo que mantém a operação do Nobre, no Campo Pequeno. Transmontana de gema, consegue de forma única exprimir os sabores e texturas mais tradicionais em formas inovadoras, alicerçada nos melhores produtos portugueses.

Texto do crítico de Fernando Melo
Viaja de duas formas o camarão, ou à boleia das correntes ou com o vigoroso arquear do torso, à maneira de bomba. Ganha sabor tanto mais intenso quando maiores são a luta e o frio das águas por onde se movimenta. Os portugueses são um povo particularmente afortunado por reunir as condições ideais de nutrientes marítimos para o medrar de peixes e mariscos diversos, pelo que a versão ao natural é a que se explora mais vezes. Autêntico luxo por que temos de estar gratos e praticar o debulhe desde a casa mais humilde até ao restaurante mais sofisticado. Nós petiscamos à mesa e aos crustáceos deitamos a mão, configurando a cascaria à portuguesa, mas gostamos de pratinhos com preparações marítimas diversas. O camarão com alhinho – o al ajillo dos espanhóis – já faz parte do imaginário petisqueiro nacional tem sido vasta e profusamente baptizado por nós. A chef Justa Nobre, estreante nesta secção com o receitas suas disponíveis no À Justa, conhece a fundo a vertente mais popular e ao mesmo tempo eleva ao nível supremo do sabor e complexidade mesmo o mais simples prato. Chamando carinhosamente camarões ao alhinho à entrada de que nos dá a receita, chama pelo seu talento outras influências e ideias. Alho chinês, brandy e paprika reunidos no bem saboroso petisco, efeito visual que impressiona e com que vamos divertir-nos à mesa de casa. Boas experiências!

Leia também:

Receita de cabrito assado no forno com arroz de miúdos
Receita de costela assada no forno com grelos e batatas
Receita de pescada com ervilhas e papada curada




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend