Vila Nova de Gaia: abriu o World of Wine com restaurantes, bares e museus

Nasceu um novo quarteirão cultural em Gaia. (Fotografia de Rui Oliveira/GI)
Museus, restaurantes, lojas e uma escola de vinhos num novo edifício no centro histórico de Vila Nova de Gaia abriram sexta-feira, 31 de julho, ao público, pela mão do grupo Fladgate Partnership.

Cinco museus, oito restaurantes e cafés, lojas, um espaço de exposições e uma escola de vinhos distribuídos por 35 mil metros quadrados em pleno centro histórico de Gaia. É assim o novo Wow – World of Wine, aberto ao público desde o dia 1 de agosto. O projeto do grupo Fladgate Partnership – detentor da Taylor’s, Fonseca, Croft e Krohn, e dos hotéis The Yeatman, Infante Sagres e Vintage House – foi “o maior investimento em turismo do ano na União Europeia”, lê-se em comunicado.

O projeto gira em torno do vinho, tal como o nome indica, mas vai bastante além dele, sobretudo na componente museológica. Há museus sobre o Grande Porto – Porto Region Across The Ages; o vinho – The Wine Experience; o ritual dos copos – The Bridge Collection; a cortiça – Planet Cork, e ainda sobre o chocolate – The Chocolate Story. As entradas nestes espaços têm preços entre os 14 e os 17 euros e “tarifas especiais para famílias, para uma experiência ou multi-experiências”.

O WOW nasceu num espaço de antigas caves de vinho do Porto requalificadas, no centro da zona histórica de Gaia, na Rua do Choupelo, e “num mundo novo e com novas regras”, já anunciara o grupo Fladgate Partnership, que ali investiu 105 milhões de euros. O complexo turístico está, por isso, a funcionar com portas automáticas para evitar o toque em puxadores, torniquetes para limitar o acesso aos museus e capacidade limitada nos restaurantes, entre outras medidas preventivas do contágio por Covid-19.

Até outubro, espera-se a abertura de mais um museu dedicado à indústria têxtil e de outro dedicado à moda – Porto Fashion & Fabric Museum, a Escola de Vinho e outros espaços de restauração, indica o comunicado. A entrada geral no World of Wine é gratuita.

 

Wow – World of Wine
Rua do Choupelo, 39, Vila Nova de Gaia
Tel.: 220121200
Web: wow.pt
Diariamente, das 09h às 00h.
Preço: gratuito (acesso geral); a partir de 14 euros (museus)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend