Este novo bar em Coimbra tem um pátio com gatos

Vinho, petiscos, música, poesia e exposições compõem a oferta deste bar, café e salão de chá, na Praça da República. Chama-se Liquidâmbar e foi buscar o nome às árvores que estão em frente.

As janelas voltadas para a Praça da República deixam ver as árvores que dão nome ao Liquidâmbar, pensado para ser um lugar de reunião, lazer e cultura. O bar, que também é café e salão de chá, abriu no início do ano pela mão de Jorge Gouveia Monteiro. Fica no primeiro andar de um edifício residencial comprado pelo seu avô paterno, no final dos anos 1930, e reabilitado, agora, a partir de um projeto do ateliê do arquiteto João Mendes Ribeiro.

«Sei, por documentos, que era uma vivenda de final do século XIX, princípios do século XX, e este era o andar nobre», conta o responsável pelo estabelecimento. Os inquilinos saíram após o 25 de abril e, nos últimos 30 anos, aquela foi a casa do Sindicato dos Professores da Região Centro. Hoje, são outras as matérias que se discutem nas salas de tetos trabalhados e no pátio. O ambiente é tranquilo e a carta inclui vinhos, cervejas, gins, tostadas ou tábuas, sendo que em breve haverá uma loja com queijos, enchidos e outros produtos portugueses que ali se consomem.

Já em tempos, a mãe de Jorge Gouveia Monteiro (que é ex-vereador da Câmara Municipal de Coimbra e que foi cabeça-de-lista do movimento Cidadãos por Coimbra à mesma, nas últimas eleições autárquicas), chegou a dizer que o que ficava bem naquele espaço era uma casa de chá, mas que o filho «estava muito na política», lembra o próprio, sorridente. Mas agora, o Liquidâmbar está aí, para, além de bar, ser galeria, pátio de cinema e palco de concertos.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Praça da República, 28, 1.º andar, Coimbra
Telefone
962489489
Horário
Das 16h00 às 01h00. Encerra ao domingo.
Custo
() Vinho a copo (a partir de 3,50 euros) ou em garrafa (a partir de 7 euros). Cerveja a partir de 0,90 euro (mini). Gin a partir de 5 euros.


GPS
Latitude : 40.2099824
Longitude : -8.419170300000019

 

Leia também:

Uma doçura de café com gatos na Baixa de Coimbra
Coimbra é a capital da banda desenhada até domingo
Coimbra: O novo menu do Arcadas traz o Centro no coração