O grande vale vinhateiro do Douro conhece hoje grande diversidade e atraiu para os seus vinhedos bons talentos e projectos de vanguarda. Adivinha-se por isso bom e luminoso futuro para os que ousaram. O clássico Quinta da Leda, no Douro Superior, conhece a edição de 2015, ano de muito bons resultados em todo o Douro, e afirma-se como exemplo de elegância e sofisticação.
O labor de Pedro Garcias, dos vinhos Mapa, secundado pelo enólogo residente Sérgio Mendes e tendo o experimentado Francisco Baptista como consultor enológico, foi paulatinamente construindo aquela que é hoje uma das gamas mais patrimoniais de estilos num mesmo produtor, pautada pela diversidade.
A Real Companhia Velha, pela mão de Pedro Silva Reis e o grande enólogo Jorge Moreira, fez o exercício notável de ir buscar castas antigas do Douro, pouco ou nada conhecidas, e selecionar as melhores para produzir vinhos como o Douro nunca viu. Este novo Douro é ouro puro. Boas provas!
Percorra a fotogaleria acima para ficar a conhecer os nomes, as imagens, as classificações, os preços e informações adicionais sobre 12 vinhos da região do Douro que mostram – e bem – a força deste prodigioso vale de ouro.
Leia também:
8 vinhos do norte alentejano que surpreendem
12 vinhos que casam bem com a dona lampreia
Três hotéis portugueses entre os 10 melhores para fazer sexo