Douro: 12 vinhos que ilustram bem este fenómeno

A força da terra e da história é que molda os homens, o Douro tem os olhos do mundo postos nele, mas é ele que escolhe os grandes que quer ao seu serviço. Estes 12 vinhos ilustram bem o fenómeno.

O grande vale vinhateiro do Douro conhece hoje grande diversidade e atraiu para os seus vinhedos bons talentos e projectos de vanguarda. Adivinha-se por isso bom e luminoso futuro para os que ousaram. O clássico Quinta da Leda, no Douro Superior, conhece a edição de 2015, ano de muito bons resultados em todo o Douro, e afirma-se como exemplo de elegância e sofisticação.

O labor de Pedro Garcias, dos vinhos Mapa, secundado pelo enólogo residente Sérgio Mendes e tendo o experimentado Francisco Baptista como consultor enológico, foi paulatinamente construindo aquela que é hoje uma das gamas mais patrimoniais de estilos num mesmo produtor, pautada pela diversidade.

A Real Companhia Velha, pela mão de Pedro Silva Reis e o grande enólogo Jorge Moreira, fez o exercício notável de ir buscar castas antigas do Douro, pouco ou nada conhecidas, e selecionar as melhores para produzir vinhos como o Douro nunca viu. Este novo Douro é ouro puro. Boas provas!

 

Percorra a fotogaleria acima para ficar a conhecer os nomes, as imagens, as classificações, os preços e informações adicionais sobre 12 vinhos da região do Douro que mostram – e bem – a força deste prodigioso vale de ouro.

 

Leia também:

8 vinhos do norte alentejano que surpreendem
12 vinhos que casam bem com a dona lampreia
Três hotéis portugueses entre os 10 melhores para fazer sexo

Não Perca