Cervejaria com vista para azulejos azuis e brancos

A antiga confeitaria na Praça de Carlos Alberto virou cervejaria artesanal com meia centena de referências à escolha – e vistas de primeira linha para a bela igreja do Carmo.

Na renovada e rejuvenescida Praça Carlos Alberto, cada vez menos pessoas procuravam as refeições rápidas e a preços módicos da Confeitaria do Carmo, por isso José Duarte, o proprietário, decidiu mudar de negócio. Olhando para o número de turistas que passam diariamente por entre a comercial e pitoresca Rua de Cedofeita, a bela Igreja do Carmo e os emblemáticos «leões» da Reitoria, a cerveja artesanal foi a aposta da casa. E, para já, é uma aposta ganha.

A decoração, o balcão e o mobiliário foram refrescados com madeiras claras e leves e vários apontamentos relativos ao produto que passou a ser a imagem de marca da Cervejaria do Carmo. No piso térreo há mesas e bancos, e no primeiro piso há uma sala mais espaçosa onde cabem algumas dezenas de pessoas. Porém, é lá fora que reside o maior encanto.

Assente na tradicional calçada portuguesa, a esplanada da Cervejaria fica mesmo em frente à parede lateral da igreja que lhe dá nome, coberta pelos famosos azulejos azuis e brancos, e às ornamentadas janelas de pedra. Uma vista que convida mesmo a parar e a saborear um gole de cerveja. E oferta não falta.

Entre cervejas de pressão e de garrafa há mais de meia centena de referências, com uma maior oferta de marcas nacionais e da região, como a Post Scriptum, a OPO74 ou a Sovina, mas também algumas internacionais como a Samuel Adams e a Brewdog. As bebidas de pressão são servidas em copo de pint (473 ml) ou half pint (236 ml) e os preços variam entre os 2,50 e 3 euros para a «meia dose» e rondam os 5,50 euros para a medida maior.

Por último, caso a fome aperte, a Cervejaria do Carmo tem, para petiscar, tábuas de queijos e enchidos, chouriço assado, várias tostas e batatas fritas. Para que a cerveja não caia em estômago vazio.

 

Cervejaria do Carmo
Praça de Carlos Alberto, 124 (Cedofeita), Porto
Tel.: 963040764
Web: www.facebook.com/cervejariadocarmo
Das 13h00 às 02h00; sábado, das 15h00 às 03h00; domingo, das 15h00 às 20h00. Não encerra.

 

Leia também:

Uma casa da cerveja (e da Baixa do Porto), com certeza
Cerveja artesanal Letra já tem casa com jardim no Porto
Um bar onde se viaja sem sair do centro do Porto