Um bar onde se viaja sem sair do centro do Porto

Numa altura em que quase tudo o que abre é para turistas, um grupo de quatro amigos decidiu ir contra a maré e abrir um bar do mundo para os portuenses. Vodka polaca, cerveja checa e americana e outras bebidas dos quatro cantos do mundo são opções.

«Há alguns anos que tinha a ideia de abrir uma espécie de embaixada de produtos estrangeiros onde os clientes pudessem viajar sem sair do Porto», explica Ricardo Torres, um dos sócios a par de Vasco Gomes, Hanna Heggstad e Sive Thompson. Quando surgiu disponível este espaço, um antigo bar de tapas, decidiram avançar. «Foi mais uma loucura do que um plano», confessa Ricardo. Porém, apesar de alguma dificuldade em importar os produtos, «está a correr bem», garante.

O Arca é um espaço «sem preconceitos». «É principalmente para portuenses ou para quem queria estar com portuenses. E abrimos todos os dias, por isso somos como que a extensão de uma sala de estar», diz o sócio. O nome surgiu por causa de uma grande arca que existia no local e foi embutida no balcão, mas também por causa do arco da entrada (em letão, nacionalidade da namorada de Ricardo, diz-se «arka») e também porque as bebidas espirituosas e licores estão guardadas numa arca frigorífica, «como se serve lá fora».

Entre as bebidas com mais procura estão a polaca sharlotka, com a obrigatória vodka Zubrovka, aqui batizada de polish apple pie (4 euros), ou o cocktail de frutos da floresta (6 euros). Há ainda menus de degustação de cerveja: três copos pequenos por 5 euros ou cinco por 7 euros. Para os próximos tempos a intenção é continuar a diversificar a oferta e aumentar ainda mais as rotas de viagem desta Arca.

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua do General Silveira, 23A (Baixa), Porto
Telefone
916251128
Horário
Das 18h00 às 02h00. Não encerra.
Custo
() Preços: cerveja Budvar (checa), 1,50 euros; bebidas brancas e cocktails desde 4 euros


GPS
Latitude : 41.1503133
Longitude : -8.614815200000066

 

Leia também: