5 vinhos rosés perfeitos para acompanhar sushi

O verão pede frescura, e disso mesmo é exemplo a comida japonesa. Para acompanhar selecionámos cinco rosés que realçam os sabores típicos da dessa cozinha.

O peixe cru e o vinho precisam de mediação diplomática para chegar a bom porto. Os tintos são pura e simplesmente de banir, pela carga de polifenóis que contêm e que vai entrar em conflito com a proteína crua de peixes e mariscos. O resultado é a impressão de boca metálica, muito desagradável e que deita quase sempre por terra a refeição baseada em sashimi ou mesmo sushi. Pela mesma razão, apenas alguns brancos resultam bem.

Fica a tarefa bem entregue ao rosé, desde que não se utilize demasiado molho de soja – aslgado por natureza – na sequência da refeição. As preparações mais cítricas são de evitar, enquanto o picante do wasabi é bem-vindo por um rosé de bom corpo e talante. De resto, algas, gengibre, caldos e sopas gostam de se entregar ao vinho rosé, sem se fazer muito rogados. No lado da chapa tepan-yaki (grelhados) e dos tempura (fritos) a vida corre genericamente bem aos rosés, costumam até fazer sobressair as virtudes do que é processado.

Leia também:

5 vinhos rosés ideais para acompanhar petiscos no verão
7 vinhos para chamar o calor da próxima estação
Subenshi: Sushi puro e duro no novo restaurante do Porto




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend