Ermesinde: Avenida com som de comboio e cheia de comércio

Comércio tradicional, concept stores, cafetarias e lugares de história encontram morada numa avenida de Ermesinde, a meio caminho entre a agitação citadina e a tranquilidade da periferia.

João de Deus, célebre poeta português, empresta o nome a uma avenida que atravessa o território em quase um quilómetro. É delimitada a norte pela Rua Ermesinde, que a liga ao centro da cidade, e no sentido oposto pela Avenida Engenheiro Duarte Pacheco e os subúrbios, que dotam de alguma tranquilidade este troço da malha urbana.

Está afastada do movimento central, mas tem um ritmo e uma vida própria, que a torna numa das colunas vertebrais do comércio tradicional em Ermesinde. Suporta ao seu redor várias pracetas – uma delas vai buscar o nome à Rainha Mariana Vitória, filha de Filipe V, rei de Espanha, e consorte de D. José I de Portugal – que são morada de lojas de roupa, cabeleireiros, concept stores e cafetarias, onde, entre doces petiscos, se partilham conversas.

São os pontos de encontro de quem por aqui vive, trabalha, ou, em passagem, se deixa ficar. Em toda a sua extensão, a avenida acompanha em paralelo a linha ferroviária que liga a estação de Ermesinde ao Porto, e é comum, a cada passo, ouvir-se o comboio a passar.

 

 

Leia também:

Ermesinde: A padaria que inventou a regueifa aos folhos
Há rabanadas premiadas (e outros doces) em Valongo
Porto: Mercado de São Sebastião vai ficar “novo” em 2019




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend