Troia tem um passadiço sobre dunas com 2 mil anos

A Península de Troia tem pouco mais de dois mil anos de existência tal como se conhece e é habitat de inúmeras espécies de fauna e flora. Para as conhecer basta percorrer os seus passadiços e admirar a paisagem.

Quinze minutos é quanto demora a travessia de catamaran de Setúbal até à ponta do Adoxe em Troia. Percorrida a avenida da marina, marcada pelo verde das árvores e pela volumetria ondulada do Troia Design Hotel, eis que se chega ao início do passadiço de madeira que integra o Trilho da Praia e Duna (este, com um total de 1,7 quilómetros).

Ao dar os primeiros passos tem-se a sensação de levitar sobre as dunas da península, uma formação geológica com pouco mais de dois mil anos – na altura da ocupação romana, Troia seria ainda uma ilha no meio do Estuário do Sado, e que mais tarde se uniu com a restinga arenosa que crescia a sul. Estas e outras informações encontram-se em painéis informativos em pequenos miradouros, e é neles que se identifica também a fauna e flora típica das dunas, caso do Pilrito-das-praias e do Feno-das Areias.

Mais adiante no passadiço, que dá acesso direto à praia Troia-Mar, a vegetação diminui e observam-se melhor as dunas e o banco de areia do Camalhão. A caminhada pelo estrado de madeira termina na praia Troia-Bico das Lulas com areias brancas e águas cristalinas viradas para a Serra da Arrábida.

 

Onde comer

Ribamar
Há oito anos que o Ribamar é uma referência de bem comer na marina de Troia (tal como a casa-mãe sesimbrense). Entre as especialidades do chef estão os chamados Pés de Burro (bivalve capturado nas línguas de areia de Troia), a travessa de mariscos e o tamboril com molho de lavagante. O espaço funciona todo o ano e estende-se a uma esplanada coberta, em frente, na marina.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

Há um pulmão verde junto ao rio a 20 minutos do Porto
Praia mais bonita da Europa vai ter passadiço até Galapos
Cascais tem uma duna capaz de mover-se até 1 km por ano




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend