Praia mais bonita da Europa vai ter passadiço até Galapos

A circulação pedonal entre as praias de Galapos e Galapinhos, na Serra da Arrábida, vai tornar-se mais fácil, em breve, com a construção de um passadiço pedonal, iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal.

Galapinhos, eleita em 2017 a praia mais bonita da Europa pelos utilizadores do site de viagens e turismo European Best Destinations, e Galapos, a praia contígua, vão ser beneficiadas com a construção de um passadiço pedonal, a construir até ao final do ano, anunciou a Câmara Municipal de Setúbal.

Esta medida – uma das muitas previstas na estratégia municipal para a mobilidade segura e sustentável para todos nas zonas balneares da cidade – permitirá facilitar a passagem entre as duas praias. A pé, tal só é possível quando a maré está baixa ou passando por cima de pedras junto à arriba que as «separa» uma da outra.

A praia de Galapinhos é oficialmente considerada como semi-natural, ou seja, como «praia equipada com uso condicionado» e quem explora a concessão tanto de Galapinhos como de Galapos é a Ondagalapos, que tem um bar de apoio, palhotas, espreguiçadeiras e outros serviços de praia.


Leia também: Arrábida vai ter autocarros gratuitos entre as praias


No documento do programa «Arrábida Sem Carros» lê-se também que será elaborado, pela primeira vez, o plano de praia da praia de Galapinhos e demolidas as instalações em estado «ilegal» do restaurante «O João», que no inverno foi destruído pelo mau tempo.

Em matéria de mobilidade e melhoramento dos acessos pedonais nas praias, outro dos objetivos da autarquia sadina é valorizar o esporão existente na praia da Figueirinha com um «passadiço pedonal e zonas de estadia», obra para a qual ainda terão de ser lançados os procedimentos, adjudicação e obra.

O que deverá avançar já este ano, além da construção do passadiço entre Galapos e Galapinhos, é a «execução do Passeio Pedonal de Albarquel pela EN10-4, cujo troço será compreendido entre o Restaurante “Restinguinha” e o acesso à praia de Albarquel», lê-se no documento do programa «Arrábida sem Carros».

Quem se deslocar de bicicleta na cidade e quiser fazê-lo até às praias próximas também deverá poder contar com uma nova ciclovia e locais de estacionamento junto das praias, fruto de uma «requalificação urbana da EN379-1». Uma medida que surge conjugada com a criação de uma outra «ligação pedonal entre o extremo poente do Parque Urbano de Albarquel e a Praia de Albarquel».

Estas medidas municipais de mobilidade, que dão pelo nome «Arrábida Sem Carros», surgem associadas ao corte total do trânsito em automóvel individual entre o túnel da Figueirinha e o Creiro, entre 31 de maio e 30 de setembro, para permitir a circulação de transportes públicos. O objetivo é «garantir o acesso de todos, em condições de segurança e em respeito pela natureza, às praias».

 

Leia também:

Uma loja onde pode levar a Arrábida para casa
Há uma nova praia em Portugal. Saiba onde fica
Estas praias portuguesas de norte a sul têm wi-fi gratuito




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend