A Evasões de 5 de maio, gratuita à sexta com o DN e o JN

A capa da Evasões da edição desta semana, gratuita com o Diário de Notícias e Jornal de Notícias à sexta e que pode ser comprada separadamente a partir de sábado. Nesta edição, uma revista inteira dedicada a Viseu.

Esta semana, a Evasões mudou-se para Viseu. Durante cinco dias, montámos uma redação temporária no centro da cidade de Viriato e fizemos dela ponto de partida para a descoberta de uma região que achávamos conhecer de ginjeira. Bem nos enganámos – e como é bom, por vezes, estar enganado.

Encontrámos uma cidade que admira tanto a pintura renascentista de Grão Vasco como os murais que vários street artists têm criado nos últimos anos. Encontrámos um tesouro venerável de restaurantes guardiões da boa mesa beirã, mas também nos calhou no prato doçaria de antologia – quer de receituário tradicional, quer de espírito contemporâneo. E encontrámos, no espaço deixado vazio pela extinta Linha do Dão, 49 quilómetros de ecopista com bosques de carvalho, paisagens de vinha e estações de comboios transformadas em petiscarias. De caminho, deixámo-nos encantar pelos brancos de encruzado, a outra casta-rainha nos vinhos do Dão.

Sim, ao fim de tantas idas e voltas, Viseu continua a surpreender-nos. Por todos estes motivos e mais um: uma inesperada ligação à água, elemento essencial para uma evasão em tempo quente. Na cidade e nos seus arredores, pode fazer-se vela e stand-up paddle, há praias fluviais e águas termais, há passeios de beira-rio embalados pelo burburinho da água. Tudo boas surpresas, na Evasões desta semana. Vamos todos a Viseu?




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend