Petiscos à beira-mar, uma praia para cães e passadiços nos areais a Sul

Praia Azul em Santa Cruz., Torres Vedras (Fotografia: Reinaldo Rodrigues/GI)
Grândola tem o maior areal contínuo do país, e em Torres Vedras abriu este ano uma praia para cães. Estes são apenas dois dos muitos pretextos para rumar a Sul para um verão com os pés na areia.

# Torres Vedras: vinte quilómetros de praias

O que o concelho não oferece em horas de sol a descoberto, compensa com 20 quilómetros de praias espaçosas e com ótimos acessos, galardões e atrativos desportivos. Este ano até abriu uma praia para cães. AR

Falar das praias de Torres Vedras, em plena zona do Oeste, é falar dos bancos e toldos debruçados sobre as escarpas de Santa Cruz e dos seus longos areais. Seria tudo perfeito, se o concelho não vivesse debaixo de uma campânula permanente de nuvens, que em qualquer outro ponto do país ameaçariam chuva e afastariam os banhistas da praia.

Mas não é o caso. Ali, é mesmo assim e as pessoas estão habituadas. Indiferentes às neblinas matinais, rumam às praias e preenchem esplanadas, praticam parapente, surf e alugam barracas, dando uma lição de carpe diem aos forasteiros que exigem mais de 30 graus para mergulhar. O tempo sui generis tornou-se uma imagem de marca do destino, que é um “paraíso espetacular”, assegura Pedro Silva, dono do restaurante O Peixão, em Santa Cruz.

A vila é o principal ponto turístico e os vários areais contíguos abarcam 8400 pessoas (dados da Agência Portuguesa do Ambiente). Mas vale também a pena ir de carro até outras estâncias menos povoadas, como a de Santa Rita que tem capacidade para entre 5600 e 7000 pessoas, a Foz do Sizandro (4400) e a praia Azul (3400). O município fez as mesmas contas e lançou a campanha “Este verão, espaço é saúde”, acenando aos portugueses com a segurança e qualidade ambiental das suas 22 praias.

Praia para cães
A Praia das Amoeiras, em Santa Cruz, foi equipada com abrigos para cães, bebedouros e dispensadores de sacos, tornando-se a primeira praia para cães do concelho. A sua utilização requer manter os cães vigiados, entre outras regras.

Praia de Santa Rita (Fotografia: Reinaldo Rodrigues/GI)

FAZER

Praia de Santa Rita | Passadiço das Escarpas da Macieira/Vimeiro
Este percurso começa no parque de estacionamento da praia de Porto Novo, à beira da foz do rio Alcabrichel, e prolonga-se por quase um quilómetro, até à povoação de Maceira. Com pouca elevação, leva cerca de meia hora a percorrer e oferece vistas sobre as ditas escarpas calcárias e paisagens verdejantes, passando por uma bonita zona de pinhal. A estrutura, inaugurada há um ano, tem ainda zonas de descanso e um troço acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

 

COMER

Praia de Santa Cruz (Pisão) | O Peixão
Pedro Silva trabalhou com chefs Michelin no Dubai e em hotéis de cinco estrelas, antes de abrir O Peixão, em frente à Praia do Pisão. O espaço é enorme, e se antes era palco de casamentos e batizados, hoje tem uma garrafeira e passa música jazz. A carta aposta na comida portuguesa com toques contemporâneos, como tártaro de atum com três beterrabas, polvo com puré de batata doce e espargos e arroz de peixe e marisco. Nas sobremesas, é imperdível a mousse de chocolate e laranja.

Urbanização do Pisão, fração K, lote 2, 1º piso.
Tel.: 925937292
Web: peixao.com
De terça a sábado, das 12h às 15h e das 19h às 22h. Domingo, das 12h às 15h. Encerra domingo à noite e segunda-feira.

Padaria do Moinho/Moinho dos Caixeiros
Da estrada, avista-se o moinho azul e branco de 1836 que ainda produz farinha de trigo para a Padaria do Moinho. É um dos muitos que existiram no território e mantém-se funcional graças à Junta de Freguesia da Silveira, que explora o negócio da padaria. Ao fim de semana, chegam a vender 400 pães com chouriço, além de pão com bacon e chouriço e pão de torresmos. Por detrás do edifício, está a nascer a futura Casa do Pão, que ajudará a manter vivo o ofício e tem data prevista de conclusão para março de 2021.

Rua do Moinho, 1, Silveira
Tel.: 913944295
De segunda a sexta, das 09h às 19h. Fim de semana, até às 20h.
Pão com chouriço a 1,50 euros.

 

COMPRAR

Alcofa Bio
O aroma doce convida a entrar quem não conhece a Alcofa Bio, a banca que Alfredo e Ermelinda Sérgio já tinham no Mercado do Produtor de Torres Vedras quando decidiram instalar esta loja ao lado da padaria. Sendo uma mercearia biológica a granel, vende superalimentos, chás, especiarias, frutas e legumes locais, oleaginosas, sementes e farinhas. Nas bancas também há pães de todo o tipo (feitos com fermento de massa mãe e sal marinho integral), bolos sem açúcar, bolachas veganas e sem glúten, entre outros produtos saudáveis.

Urbanização do Pisão, fração K, lote 2
Tel.: 913793931
De terça a domingo, das 09h30 às 13h30 e das 14h30 às 19h.

Alcofa Bio, em Santa Cruz (Fotografia: Reinaldo Rodrigues/GI)

 

# Grândola: de Tróia ao Carvalhal

Só o concelho tem mais de metade dos 65 quilómetros de praia que se estendem da ponta da Península de Troia até Sines. É a maior extensão de praia do país e onde se encontra a praia com maior capacidade da costa alentejana, segundo a Agência Portuguesa do Ambiente. AR

Grândola tem dez praias distribuídas por 45 quilómetros de frente Atlântica que formam o maior areal contínuo do país e “o terceiro maior da Europa”, diz o Turismo do município. Milhares de veraneantes procuram-nas todos os anos para passar férias em contacto com o mar e a natureza, ainda que a temperatura da água seja, em geral, baixa.

Este ano, perspetiva-se que as praias tenham ainda mais demanda, tendo em conta o desejo demonstrado por uma larga maioria de fazer férias longe do litoral urbano e as indicações para cumprir o distanciamento social. A boa notícia é que a praia Troia – Mar, na ponta da península, tem capacidade para 3500 pessoas, ao todo mais 1500 do que as que cabem nas praias do Carvalhal, Comporta, Pego e Melides (duas mil pessoas cada, segundo a Agência Portuguesa do Ambiente).

Quem não quiser ir muito longe pode estacionar o carro no parque sombreado do Carvalhal (5 euros por dia) e alugar uma das 68 palhotas que o restaurante Sublime Comporta Beach Club explora este ano, com um serviço de snack-bar com hambúrgueres, saladas e bebidas. Em alternativa, é seguro abrir o chapéu de sol ao longo dos 40 metros vigiados a partir de cada uma das extremidades da concessão, onde as dunas de areia branca e fina lembram os divãs de Rui Reininho.

Quilómetros acima, com o mesmo figurino natural e um passadiço de madeira sobre o cordão dunar, estende-se a muito conhecida praia da Comporta, nos limites da Reserva Natural do Estuário do Sado. Não lhe falta estacionamento (pago e gratuito), restaurantes, sanitários e palhotas para alugar. E na ponta de Troia existem duas grandes praias – Bico das Lulas (com capacidade para 1900 pessoas) e Troia-Mar (3500) – geralmente mais concorridas pela proximidade dos hotéis e casas do resort. Para lá chegar é preciso andar vários quilómetros em passadiços sobre a vegetação, mas o esforço é largamente recompensado com a vista para a serra da Arrábida e pelo mar calmo e de água cristalina.

Trilhos a pé
Há trilhos circulares que vale a pena explorar nas horas de menor calor. Um deles é o da Praia e Duna (1,7 quilómetros) e inclui os passadiços sobre as dunas da península, que se formou há pouco mais de mil anos.

Praia do Comporta (Fotografia: Leonardo Negrão/GI)

COMER

Praia do Carvalhal | Sublime Comporta Beach Club
Janelas do chão ao teto, paredes de madeira, esculturas de conchas, um barco-mesa, âncoras e um telhado de colmo, é assim o novo Sublime Comporta Beach Club, em tudo inspirado na herança arquitetónica da Comporta e Carrasqueira. Na carta do chef Hélio Gonçalves destacam-se o peixe, ostras e marisco portugueses, mas também há carnes e pratos originais como um suculento cachorro de lavagante. A carta de vinhos elaborada pelo especialista Raul Riba d’Ave aposta em marcas internacionais.

Praia do Carvalhal
Tel.: 269 249 540
Web: sublimecomportabeachclub.pt
Horário: das 12h30 às 23h.
Preço médio: 45 euros

 

Praia da Comporta | Cavalariça
O nome é literal: neste restaurante aberto há três anos na aldeia da Comporta come-se em antigas boxes de cavalos transformadas em mesas intimistas e amigas do distanciamento social. No verão o espaço é um sucesso, muito graças à cozinha de produto do chef Bruno Caseiro, que faz um brioche caseiro com parfait de galinha e laranja muito elogiado e grelha peixe do dia com beurre blanc e couve de bruxelas. No deli bar vendem ainda produtos de pastelaria e padaria caseiros (como pão de fermentação lenta) e refeições para takeaway.

Rua do Secador, 9, Comporta
Tel.: 930451879
Web: cavalaricacomporta.com
Quarta-feira, das 19h às 23h. Quinta a domingo, das 13h às 15h e das 19h00 às 23h. Takeaway à sexta e sábado.
Preço médio: 35 euros

Gulato
Pistachio com flor de sal, morango, maracujá e caramelo salgado são os sabores que mais saem na Gulato, uma geladaria artesanal ao estilo italiano aberta pela mão dos criativos Gonçalo e Pedro. Sem experiência, tiraram um curso de chef gelatière em Itália e o resultado está à prova na nova esplanada do laboratório, com madeiras brancas, muita luz e vista para os arrozais. Os gelados são vendidos a cone e a copo e também há crepes, smoothies e pequenos-almoços a partir das 9h30.

Aldeia do Possanco, Lote 175
Tel.: 913998042
Web: gulato.pt
Segunda e terça, das 14h às 20h30. Quarta a domingo, das 09h30 às 20h30.
Gelados a partir de 2,50 euros

 

BEBER

Praia Troia-Mar | Bar da Praia
Nesta esplanada encontra-se uma carta de refeições práticas como hambúrgueres, sanduíches, wraps e saladas (disponíveis em versão vegetariana) e há vinho e sangria a copo, além de imperiais bem tiradas. Às sextas-feiras e sábados, o horário prolonga-se pelo pôr do sol com música ao vivo, petiscos e cocktails das 16h30 às 21h30. Durante o dia é frequente conseguir-se avistar golfinhos, eles que costumam passar a poucas centenas de metros do areal. Claro que o serviço do Bar da Praia não cobra mais por isso.

Praia Troia-Mar
Tel.: 968624508
Das 09h00 às 19h00 (snack-bar). Sexta e sábado, até às 21h30.
Preço médio: 11 euros. Imperial a 2 euros; sandes a partir de 7 euros.

Praia Tróia Mar (Fotografia: Leonardo Negrão/GI)

 

PETISCAR

Moscatel de Setúbal Experience
O empresário e chef de cozinha Vasco Alves está pelo segundo ano no resort com o Moscatel de Setúbal Experience, uma casa petisqueira em que (quase) tudo gira em torno do famoso néctar. A carta é extensa e variada e até tem cocktails feitos com moscatel. Uma das melhores sugestões, porém, é tão simplesmente a bifana de porco com topping de moscatel e uma imperial a 4 euros. Em Troia, o interior está mais luminoso e distingue-se por um gigante candeeiro suspenso com 140 garrafas.

Edifício da Marina LM 12
Tel.: 911927317.
Web: facebook.com/moscatelsetubalexperience
Das 09h às 22h
Preço médio: 15 euros; saladas a partir de 5 euros; brunch a 11 euros

 

COMPRAR

Surf In Comporta Shop
Ana Pinheiro, natural de Melides, e Daniel Vilas, nascido no Carvalhal, são “apaixonados” pela aldeia e sempre tiveram a certeza de ali querer viver. Dito e feito, há 12 anos criaram uma escola de surf, que funciona todo o ano. A Surf In Comporta Shop abriu há cinco anos, a 300 metros da praia, e é uma extensão do projeto. Vende merchandising da marca (bonés, camisolas e gorros) e artesanato como porta-chaves, almofadas de praia e bijutaria feito por artesãos locais. Também se pode alugar bicicletas.

Lagoa Formosa, Praia do Carvalhal
Tel.: 962475961
Web: surfincomporta.com
De segunda a quinta, das 10h às 13h e das 14h às 19h. Sexta a domingo, das 10h às 13h e das 16h às 21h.
Aulas de surf a partir de 40 euros.

 

# Carcavelos
É em Cascais, entre o Forte de São Julião da Barra e a ponta de Rana, que se encontra esta praia urbana acessível, com posto médico e transportes públicos à porta, bastante procurada por praticantes de desportos náuticos. Pode acomodar 12.100 pessoas

# Fonte da Telha
As praias de Fonte da Telha, em Almada, têm capacidade para 14.500 banhistas, muitos dos quais atraídos pelas suas ondas, favoráveis à prática de surf. São areais amplos e com uma localização privilegiada, entre o oceano e a Arriba Fóssil da Costa de Caparica.

# Monte Gordo
Esta praia algarvia de águas tranquilas, no concelho de Vila Real de Santo António, pode receber até 12.600 utentes, de acordo com a APA. Tem bandeira azul, vigilância, acessos para pessoas com mobilidade reduzida, casas de banho e outras estruturas de apoio. Monte Gordo passou de vila de pescadores a animado centro turístico, com direito a casino.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend