Porto: 5 sugestões para um fim de semana em cheio

O restaurante pan-asiático Boa-Bao tem novidades na carta. Fotografia: DR
A estação quente casa bem com pratos novos, saídas para copos e café, de preferência ao ar livre ou em lugares desempoeirados, ainda que cheios de memórias. Melhor ainda se houver banhos de mar - neste caso, na Foz, após um desfile tradicional de trajes em papel. O convite é para todos, que o verão quer-se assim, movimentado e generoso.

Eis cinco propostas para aproveitar o fim de semana, sem ter de sair da cidade.

1. Comprar vintage português enquanto se bebe café

Susana e Luís vendem peças vintage e ainda servem bebidas e petiscos.
Fotografia: André Gouveia/GI

No sábado, o café pode ser tomado à mesa da loja Do Arco da Belha, que ganhou serviço de cafetaria quando se mudou para a Rua de Joaquim António de Aguiar, no Bonfim. Mobiliário, cerâmica e outras peças dos anos 1950 a 1980, inclusive, de design industrial, com origem em Portugal, compõem a oferta desta loja de decoração vintage, que é a segunda casa de Susana Figueiredo e Luís Azevedo.

 

2. Conhecer um novo bar que já foi drogaria

Drogaria é como se chama este bar focado na produção nacional.
Fotografia: André Rolo/GI

Chama-se Drogaria, a lembrar que naquele edifício da Rua de Santo Ildefonso funcionou uma loja que vendia pregos, parafusos e outros materiais. Mas, na verdade, é um bar, aberto por dois amigos que resolveram recheá-lo com cocktails de autor, petiscos e obras de arte, sem esquecer os vinhos e cervejas artesanais, tudo feito em Portugal. Já a música oscila entre jazz, bossa nova e techno. Encerra ao domingo.

 

3. Ver um concerto grátis entre copos e petiscos

As pataniscas e os bolinhos de bacalhau do Xau Laura.
Fotografia: Rui Oliveira/GI

O Tasty District, na Batalha, tem comidas e bebidas de Portugal e do Mundo e uma agenda cultural gratuita. Neste sábado, às 18h, o palco é de Andreia Silva, que vai debruçar-se sobre temas pop de artistas de fama global, como Beyoncé. Para picar há várias opções: dos sabores tradicionais portugueses do restaurante Xau Laura aos totopos com guacamole, tacos e quesadillas do Tex Mex Factory, para acompanhar com os vinhos a copo do Wine@District.

 

4. Assistir ao Cortejo de Traje de Papel na Foz

O tradicional desfile termina com um banho de mar.
Fotografia: DR

O Cortejo de Traje de Papel, que arranca neste domingo, às 10h, na Cantareira, é o ponto alto das Festas de São Bartolomeu da Foz do Douro. A União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, que organiza as tradicionais festas, com apoio da Câmara do Porto, decidiu homenagear a escritora Sophia de Melo Breyner Andresen, a pretexto do centenário do seu nascimento. O desfile termina com o habitual mergulho no mar, na Praia do Ourigo.

 

5. Experimentar os novos pratos asiáticos do Boa-Bao

Larb, Salada laosiana de pato picado.
Fotografia: DR

O restaurante pan-asiático Boa-Bao, que serve pratos tradicionais de países como Tailândia, Vietname, Laos, Cambodja, Malásia, Indonésia, Filipinas, Coreia, China e Japão, tem novidades para os dias quentes. No menu há uma sobremesa tailandesa e duas novas saladas, provenientes do Vietname e do Laos. Esta última contém, além de pato picado, folhas de Lima, manjericão tailandês, cebola frita e arroz, e surge acompanhada por alface romana. Preço médio: 25 euros.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Porto: abriu um bar de cocktails inspirado nos “loucos anos 20”
Matosinhos: um festival de peixe e marisco com oficinas e música
10 petiscos que não pode perder no norte do país

 

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend